Menu

(cerca de 24 semanas após a concepção)

O Bebê

Seu bebê está pesando cerca de 900-1000 gramas e medindo cerca de 31-32 cm de comprimento (dos pés à cabeça). Os vasos sangüíneos começaram a proliferar nos pulmões na última semana, os pequenos sacos de ar pulmonares (alvéolos) terminam sua formação nesta semana. Os pulmões continuam a produzir surfactante (um tipo de substância semelhante ao sabão) que permite a sua expansão durante a respiração. Ao lado do crescimento pulmonar, o cérebro continua a aperfeiçoar a atividade de ondas cerebrais para os sistemas visual e auditivo. A chance de sobreviver aumenta dia a dia a partir de agora. Um bebê nascido nessa fase tem 70 a 80% de chance de sobreviver se for atendido num berçário com boa experiência em prematuros.

A Futura Mamãe

No final dessa semana você está completando o 6º mês de gestação; está dando adeus ao 2º trimestre da gravidez. Seu útero está cerca de 7 cm acima do umbigo. É freqüente que ele apresente contrações e relaxe rapidamente; não entre em pânico. Você está percebendo as contrações de “Braxton Hicks”. Elas são normais, indolores e acontecem em intervalos irregulares. Elas representam um tipo de preparo uterino para o parto, que ainda está longe. Não esqueça que o útero é um órgão muscular, e como tal apresenta discretas e rápidas contrações, sem provocar a dilatação do colo uterino ou parto. Você está se alimentando bem? Você necessita, a partir de agora, cerca de 300 calorias adicionais por dia. Faça as contas para não exceder.

Múltiplos: Na gestação múltipla o útero está mais distendido e as contrações de “Braxton Hicks” são mais freqüentes. Contudo se você tem mais que 6 contrações por hora contate o seu médico.

O Futuro Papai

Como vai o quarto do bebê? É preciso prepará-lo, pintá-lo ou decorá-lo. Durante a pintura mantenha a mamãe afastada dele. Junto com ela procure uma maneira divertida de fazer as coisas. Afinal de contas esse acontecimento é mais ou menos raro. Veja o que você pode fazer pelo seu filho(a) antes dele chegar. Você deve se acostumar desde já a dedicar alguns minutos do seu tempo para o seu filho.

Pensamento da Semana

“A melhor herança que um pai pode dar ao filho é alguns minutos de seu tempo a cada dia”.
(O. A. Battista)

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Tentando Engravidar?
saber mais
Procurando Pré-Natal?
saber mais
Laser íntimo
saber mais