Menu

(cerca de 17 semanas após a concepção)

O Bebê

Esse é um período de intenso crescimento. Mede cerca de 20 cm dos pés à cabeça e pesa cerca de 300-320 gramas. Juntamente com o lanugo, forma-se o “vérnix caseoso” na pele de seu bebê. O vérnix é uma substância parecida com “requeijão cremoso” que protege a pele do feto – imagine como iria ficar a sua pele se você passasse nove meses dentro d’água! O feto tem períodos de sono e alerta intermitentes. Dorme mais ou menos por uma hora e acorda mais ou menos por uma hora. Ele também pode ter uma posição favorita para dormir. Os ovários do feto feminino já contêm os oócitos primários, ou seja, todos os óvulos que a mulher terá durante toda a sua vida. O útero do feto feminino está também completamente formado. Um tipo de gordura marrom (coloração dada pelo crescimento capilar) cobre o pescoço, tórax e virilhas. A placenta continua a crescer e a nutrir o bebê. Ela está completamente formada e cresce em diâmetro, embora não aumente em espessura.

A Futura Mamãe

Você pode estar notando várias alterações na sua pele. Elas são hormônio-dependentes e vão desaparecer após o parto. Você pode desenvolver a “máscara da gravidez” ou “cloasma” – manchas escuras em seu rosto, testa, nariz e queixo. Uma coceirinha na pele também é comum. Sua pele pode ressecar e descamar em algumas regiões e muitas grávidas apresentam estrias, especialmente, nas regiões de maior distensão da pele. Não há como prevenir completamente as estrias, porém o uso de loções hidratantes pode ajudar a evitar o ressecamento e a coceira. Beber bastante líquido e fazer alimentação saudável é muito importante para reduzir o ressecamento e a formação de estrias.

O Futuro Papai

Você já é capaz de sentir os movimentos do bebê! Pode estar pensando se será um bom pai. Deve estar muito preocupado, especialmente se não teve um bom exemplo de pai quando era criança. Esse tipo de preocupação é muito comum entre os homens. Não se preocupe, pois há tempo para você aprender. Discuta sobre isso com sua mulher e amigos que já tenham vivido essa experiência. Se você teve uma educação muito severa e errada, não culpe os seus pais. Vá à luta e procure se reeducar. A semente que você vai colocar no mundo vai tender a ser a sua imagem e seguir os seus exemplos. Mãos à obra, papai!

Pensamento do Semana

“Ter bebê é um caminho para se tornar gente”.
(Don Herold)

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Tentando Engravidar?
saber mais
Procurando Pré-Natal?
saber mais
Laser íntimo
saber mais
Pai Herói

Pai Herói!

Sabe aquela história de “não basta ser pai, tem que participar”? Pois é, apesar de já estar meio batida, ela passa uma mensagem muito importante!

Continuar Lendo »