Menu

(33-34 dias pós-ovulação) Hemisférios Cerebrais Distintos, Primórdios das Mamas, Primórdios Gonadais, Placa Digital das Mãos

9,0 a 11,0 mm é o tamanho do embrião

Cabeça e Pescoço
O cérebro é reconhecido pelos hemisférios cerebrais distintos. O cérebro posterior, responsável pela regulação do coração, da respiração, e dos movimentos musculares, começa a se desenvolver. As células mesenquimais derivadas da linha primitiva, crista neural e placa precordial, continuam a formar o crâneo e a face. O pigmento externo da retina é visível e o cristalino cresceu e assumiu a forma de D. As fossetas nasais ainda estão separadas, mas elas rodaram para a face ventral devido ao crescimento da cabeça.

Tórax
O tubo cardíaco primário divide-se em canais aórtico e pulmonar e as bolsas ventriculares se aprofundam e se alargam, formando uma parede comum com suas bainhas miocárdicas. O tecido glandular mamário começa a maturar.

Abdome e Região Pélvica
O mesentério, que liga os intestinos à parede abdominal posterior, dobra-os para sua posição definitiva e supre-os com vasos sanguíneos, linfáticos e nervos, é agora claramente definido. O ureter, o tubo que conduz a urina dos rins para a bexiga, continua a se alongar. A proliferação do epitélio celômico indica o aparecimento dos primórdios gonadais. Por volta do 34º dia pós-ovulação o embrião atinge 12 mm e apresenta o tubérculo genital, que originará os órgãos genitais externos (pênis e bolsa escrotal no homem ; clitoris, grandes lábios e parte da vagina, na mulher).

Membros
A região da mão do membro superior diferencia-se para formar a parte carpal central e a placa digital. As regiões da coxa, perna e pés podem ser distinguidas nos brotos dos membros inferiores.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Sinéquias Uterinas

Sinéquias Uterinas

A decisão de ter um filho é muito importante, porém muitas vezes surgem empecilhos na realização desse sonho e alguns casais enfrentam dificuldades para engravidar.

Casais homoafetivos podem ter filhos?

Casais homoafetivos podem ter filhos?

Os casais homoafetivos cada vez mais têm seus direitos assegurados, fruto de muito trabalho e luta da comunidade LGBT. As dificuldades em terem seus relacionamentos

O que é Inseminação Artificial?

O que é Inseminação Artificial?

O que é? Inseminação Artificial (IA), também conhecida pelo nome de Inseminação Intrauterina (IIU), consiste em colocar uma amostra de sêmen processada em laboratório no