Embriogênese – 32 – 33 dias

(32-33 dias pós-ovulação) Vesícula do Cristalino, Fossetas Nasais, Palma das Mãos e Planta dos Pés, Alargamento do Tronco, Futuros Hemisférios Cerebrais.

7,0 a 9,0 mm é o tamanho do embrião

Cabeça e pescoço

Como o cérebro aumentou em cerca de 1/3 em tamanho desde o último período, ele é ainda maior que o tronco. O neuroporo rostral está fechado e 4 pares de arcos faríngeos são agora visíveis, sendo que o 4º é ainda bem pequeno. As proeminências maxilar e mandibular do primeiro arco estão claramente delineadas. O “stomodeum”, a depressão do ectoderma que dará origem à boca e cavidade oral, aparece entre o cérebro anterior e a proeminência mandibular. Os abaulamentos dos ouvidos externos começam a aparecer em ambos os lados da cabeça, formados pelo arco mandibular. A vesícula do cristalino se fecha, podendo aparecer pigmento retiniano na membrana externa do cálice óptico e as fibras do cristalino dão origem ao seu corpo. Duas fossetas nasais separadas e simétricas aparecem como depressões no disco nasal.

Tórax
O esôfago se alonga. O fluxo sanguíneo através do canal atrioventricular é dividido em correntes direita e esquerda, que continuam pelo trato externo e saco aórtico. O ventrículo esquerdo é maior que o direito e tem uma parede mais espessa. Os brotos lobares dos pulmões aparecem na árvore brônquica.

Abdome e Região Pélvica
O intestino se alonga. Os brotos ureterais se alongam e suas extremidades se expandem, começando a formação final e permanente dos rins.

Membros
As regiões distintas das palmas das mãos, antebraço, braço e ombros, podem ser distinguidos nos brotos dos membros superiores. Os brotos dos membros inferiores começam a arredondar, e as extremidades tornam-se achatadas, pois irão formar as plantas dos pés. Começa a distribuição de nervos ( inervação ) nos brotos dos membros inferiores.
Espinha
A largura relativa do tronco aumenta às custas do crescimento dos gânglios espinhais, placa muscular e tecidos mesenquimais correspondentes. Em resumo, o embrião mede cerca de 7 a 8 mm, apresenta batimentos cardíacos, feições humanas (olhos, nariz e orelhas); começa o desenvolvimento de cartilagens e músculos. Há o estabelecimento de conexões nervosas entre a retina e o cérebro. O fígado já produz bile. Os pulmões iniciam seu desenvolvimento.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Você pode se interessar:

Coronavírus, gestantes e amamentação

Coronavírus, gestantes e amamentação

Neste artigo explicaremos aspectos relevantes da relação entre o coronavírus e gestantes. Há meses estamos passando por uma experiência diferente, mas não incomum: o surgimento

Sexo na Gravidez

Sexo na Gravidez

Neste artigo iremos esclarecer as principais dúvidas sobre sexo na gravidez É comum que existam dúvidas sobre a prática de sexo durante a gravidez. Acelera

Pré-Eclâmpsia e Eclâmpsia

Pré-eclâmpsia e Eclâmpsia

Neste artigo falaremos sobre pré-eclâmpsia, eclâmpsia, seus sintomas e possibilidades de tratamento Durante a gravidez a mulher carrega dentro do corpo um ser humano em

Mitos e Verdades Sobre Gestação Gemelar

Gestação Gemelar: Mitos e Verdades

Você verá nesse artigo alguns esclarecimentos sobre gestação gemelar É normal que uma gestação gemelar, seja de univitelinos ou bivitelinos, venha acompanhada de dúvidas e