Menu

30 a 40 Pares de Somitos, Aparecem os Quatro Brotos dos Membros Superiores e Inferiores, Vesícula óptica e Cristalino, Aparecimento da primeira fina membrana superficial da pele cobrindo o embrião.

4,0 a 6,0 mm é o tamanho do embrião, aproximadamente 27-29 dias pós-ovulação.

Cabeça e Região do Pescoço
O cérebro se diferencia em três partes principais: cérebro anterior, médio e posterior.O cérebro anterior consiste de lobos que traduzem os impulsos dos sentidos, e serão responsáveis pela formação da memória, pensamento, raciocínio e resolução de problemas. O cérebro médio servirá como uma estação de passagem, coordenando mensagens ao seu destino final. O cérebro posterior será responsável pela regulação do coração, respiração e movimentos musculares.

A Tireoide continua seu desenvolvimento e o sistema linfático, que filtra as bactérias e vírus, inicia sua formação. O placoide do ouvido se invagina e forma a vesícula ótica, que se desenvolverá nas estruturas necessárias para a audição e manutenção do equilíbrio. O disco retiniano pressiona e toca o ectoderma. Em resposta, o ectoderma prolifera formando a lente do olho. Partes específicas do olho, tais como a retina, o futuro pigmento da retina e o talo óptico já são identificadas. Uma boca primitiva com a língua é observada.

Tórax
As câmaras cardíacas são preenchidas com plasma e células sanguíneas tornando o coração distendido e proeminente. O coração e o fígado combinados possuem o mesmo volume da cabeça nesse período. A circulação sanguínea está bem estabelecida, embora verdadeiras valvasainda não estejam presentes. A rede vilosa está posicionada de modo a acomodar as trocas de sangue entre a mãe e o embrião. Os arcos aórticos estão presentes. Os brotos pulmonares continuam a se formar.

Abdome e Região Pélvica
A vesícula biliar, estômago, intestinos e pâncreas continuam a se desenvolver e o broto metanéfrico, parte do rim definitivo, aparece na cavidade torácica. O fígado em desenvolvimento recebe sangue da placenta através do cordão umbilical. O âmnio envolve o pedículo embrionário ajudando a fundí-lo com a longa vesícula umbilical (um remanescente da vesícula vitelina).

Membros
Os brotos dos membros superiores são visíveis como cristas e os dos membros inferiores começam a surgir. O dobramento do embrião se completa e o embrião é agora tridimensional e está completamente restrito ao saco amniótico. Os somitos estarão envolvidos na construção dos músculos e ossos. A primeira fina membrana superficial da pele aparece recobrindo o embrião.

Em resumo, o embrião adota a forma de um C e mede cerca de 5 mm. Apresenta esboço da maioria dos sistemas e os brotos dos membros superiores e inferiores. Pesa cerca de 0,4 g.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Tentando Engravidar?
saber mais
Procurando Pré-Natal?
saber mais
Laser íntimo
saber mais