Menu

Embriogênese – 27 – 29 dias

30 a 40 Pares de Somitos, Aparecem os Quatro Brotos dos Membros Superiores e Inferiores, Vesícula óptica e Cristalino, Aparecimento da primeira fina membrana superficial da pele cobrindo o embrião.

4,0 a 6,0 mm é o tamanho do embrião, aproximadamente 27-29 dias pós-ovulação.

Cabeça e Região do Pescoço
O cérebro se diferencia em três partes principais: cérebro anterior, médio e posterior.O cérebro anterior consiste de lobos que traduzem os impulsos dos sentidos, e serão responsáveis pela formação da memória, pensamento, raciocínio e resolução de problemas. O cérebro médio servirá como uma estação de passagem, coordenando mensagens ao seu destino final. O cérebro posterior será responsável pela regulação do coração, respiração e movimentos musculares.

A Tireoide continua seu desenvolvimento e o sistema linfático, que filtra as bactérias e vírus, inicia sua formação. O placoide do ouvido se invagina e forma a vesícula ótica, que se desenvolverá nas estruturas necessárias para a audição e manutenção do equilíbrio. O disco retiniano pressiona e toca o ectoderma. Em resposta, o ectoderma prolifera formando a lente do olho. Partes específicas do olho, tais como a retina, o futuro pigmento da retina e o talo óptico já são identificadas. Uma boca primitiva com a língua é observada.

Tórax
As câmaras cardíacas são preenchidas com plasma e células sanguíneas tornando o coração distendido e proeminente. O coração e o fígado combinados possuem o mesmo volume da cabeça nesse período. A circulação sanguínea está bem estabelecida, embora verdadeiras valvasainda não estejam presentes. A rede vilosa está posicionada de modo a acomodar as trocas de sangue entre a mãe e o embrião. Os arcos aórticos estão presentes. Os brotos pulmonares continuam a se formar.

Abdome e Região Pélvica
A vesícula biliar, estômago, intestinos e pâncreas continuam a se desenvolver e o broto metanéfrico, parte do rim definitivo, aparece na cavidade torácica. O fígado em desenvolvimento recebe sangue da placenta através do cordão umbilical. O âmnio envolve o pedículo embrionário ajudando a fundí-lo com a longa vesícula umbilical (um remanescente da vesícula vitelina).

Membros
Os brotos dos membros superiores são visíveis como cristas e os dos membros inferiores começam a surgir. O dobramento do embrião se completa e o embrião é agora tridimensional e está completamente restrito ao saco amniótico. Os somitos estarão envolvidos na construção dos músculos e ossos. A primeira fina membrana superficial da pele aparece recobrindo o embrião.

Em resumo, o embrião adota a forma de um C e mede cerca de 5 mm. Apresenta esboço da maioria dos sistemas e os brotos dos membros superiores e inferiores. Pesa cerca de 0,4 g.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Você pode se interessar:

Diferença entre FIV e ICSI

Diferença entre FIV e ICSI

Conheça, neste artigo, a diferença entre FIV x ICSI As técnicas de reprodução humana assistida são alternativas para casais que apresentam algum problema em engravidar

Síndrome da Hiperestimulação Ovariana

Síndrome da Hiperestimulação Ovariana

A Síndrome da Hiperestimulação Ovariana (SHO) é o efeito colateral mais comum da estimulação ovariana. Qualquer que seja a técnica de reprodução humana assistida, coito

Novembro Azul

Novembro Azul

Começou o Novembro Azul, um movimento internacional para sensibilizar a população sobre os perigos do câncer de próstata e estimular a prevenção e diagnóstico da

Tabagismo e Infertilidade

Tabagismo e Infertilidade

Saiba mais sobre a relação entre tabagismo e infertilidade Fumar é um péssimo hábito para a saúde, isso todos sabem. Entretanto, o que muitas pessoas