Embriogênese – 21 – 23 dias

Pregas Neurais Iniciam sua Fusão, Os Tubos Cardíacos se Fundem 3ª semana (23 dias pós-concepção)
1.5 – 3.0 mm é o tamanho do embrião, 21 – 23 dias pós-ovulação. Esse estágio de desenvolvimento reflete um rápido crescimento do embrião. Ele torna-se mais longo e a vesícula vitelina se expande. No final desse período é possível identificarmos entre 4 a 12 pares de somitos de cada lado do tubo neural.

As células que dão origem aos olhos aparecem como dois círculos espessos logo abaixo das pregas neurais. As células que dão origem aos ouvidos também já estão presentes. As pregas neurais estão se fundindo em vários pontos ao longo do comprimento do tubo neural, concomitantemente com a expansão dos somitos, o que dá um aspecto de “zipper” ao tubo neural fechado.

As células da crista neural também contribuirão com a formação do crâneo e da face do embrião. Os dois tubos endocárdicos formados no estágio anterior fundem-se nesse período, para formar um tubo único derivado da raiz do tubo neural, que assume a forma de um S e constitui o coração primitivo assimétrico. As contrações do músculo cardíaco em forma de S se iniciam.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Você pode se interessar:

Gravidez após os 40 anos

Gravidez após os 40 anos

Conheça mais sobre os detalhes da gravidez depois dos 40 anos Nas últimas décadas o papel da mulher na sociedade mudou de maneira considerável. Os