Embriogênese – 13 dias

Gastrulação, Formação dos Vilos Coriônicos
0.2 mm é o tamanho do embrião, 13 dias pós-ovulação. Os vilos coriônicos em forma de dedos de luva ancoram o embrião ao sítio de implantação uterino dentro da placenta em formação. A formação do sangue e dos vasos sanguíneos do embrião começam nessa fase.
O sistema sanguíneo aparece primeiro na área da placenta que envolve o embrião, enquantoas células da vesícula vitelina começam a produzir células precursoras hematopoiéticas e células sanguíneas não nucleadas. No final desse período, o embrião está conectado à placenta em desenvolvimento por um pedículo, que mais tarde será parte do cordão umbilical.

Nessa fase uma linha reta de células aparece na superfície do disco embrionário. Essa linha primitiva é o futuro eixo do embrião e marca o início da Gastrulação, um processo que dá origem às três lâminas de células do embrião: ectoderma, mesoderma e endoderma; é o fim da Blastogênese.

Perda recorrente da gravidez (RPL)

O que é perda recorrente da gravidez – ou aborto de repetição (RPL)? Perda recorrente da gravidez (em inglês RPL), também chamado de aborto de

ovario policistico

Ovários Policísticos (SOMP)