Blastogênese – 7 – 12 dias

Implantação Completa, Circulação Placentária, Início da Formação dos Sistemas
0.1 – 0.2 mm é o tamanho do embrião, 7 – 12 dias pós-ovulação. As células trofoblásticas penetram profundamente e destroem as células do revestimento uterino, criando os lagos venosos, estimulando o crescimento de novos capilares e iniciando a formação e desenvolvimento da placenta. A massa celular interna divide-se rapidamente formando um disco com duas camadas de células. A camada superior de células originará o embrião e a cavidade amniótica, enquanto a camada inferior originará a vesícula vitelina. As gestações ectópicas podem ocorrer a partir dessa época e algumas vezes continuam além da 10ª semana antes de serem percebidas.

Quando o diagnóstico da gravidez ectópica é feito precocemente, ela pode ser tratada com medicamentos (metotrexate), ou seja, sem cirurgias, reduzindo os riscos maternos e preservando o sítio de implantação ectópica (sejam os ovários ou as trompas). Inicia-se a formação da placenta. O sítio ideal de implantação se situa na parede posterior do corpo uterino na direção da coluna da mãe. Por volta do 13º dia a partir da fertilização a implantação estará completa e o embrião apresentará aspecto trilaminar.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Você pode se interessar:

COVID-19-e-a-Medicina-Reprodutiva

COVID-19 e a Medicina Reprodutiva

Covid-19 e a Medicina Reprodutiva – entenda os riscos de engravidar na pandemia A COVID-19 e a medicina reprodutiva nos posiciona a resumir os principais

2 testes da reserva ovariana

2 testes da reserva ovariana

2 testes da reserva ovariana que são importantes marcadores do número de óvulos nos ovários Os 2 testes da reserva ovariana mais realizados atualmente são: