Blastogênese – 5 e 6 dias

Começa a Implantação, Níveis de HCG Aumentam, 5 a 6 dias – várias células em torno de uma pequena cavidade (Blastocisto).
0.1 – 0.2 mm é o tamanho do blastocisto, 5 – 6 dias pós-ovulação O blastocisto perfura e “abandona” o invólucro da zona pelúcida (“hatching”) em torno do 6º dia pós-fertilização, quando o mesmo penetra no útero. As células do trofoblasto secretam uma enzima que provoca erosão no epitélio de revestimento uterino e cria um sítio de implantação para o blastocisto. Num processo de estimulação cíclico, o ovário é induzido a continuar a secreçãode Progestrona, enquanto o hCG (gonadotrofina coriônica humana) é liberado pelas células trofoblásticas do blastocisto em implantação. As glândulas endometriais do útero se tornam aumentadas em resposta ao blastocisto e o sítio de implantação torna-se edemaciado e com novos capilares. A circulação útero-placentária se inicia, um processo necessário para a continuação da gravidez. É nesse momento que o embrião inicia o processo de implantação (fixação ao útero).

ovario policistico

Ovários Policísticos (SOMP)

Os ovários policísticos afeta 13% das mulheres em idade reprodutiva SOMP – causa comum de infertilidade Ovários policísticos – SOMP – doença endócrino-metabólica cujas características

gravidez e pandemia

Gravidez e infecção por Covid-19

É fundamental conhecermos os riscos e as consequências da infecção pelo Covid-19 sobre o desfecho da gestação, envolvendo inclusive os riscos de internação e mortalidade.