Blastogênese – 4 dias

72 horas: embrião com 8 a 10 células 4 dias – várias células Mórula, Blastocisto Inicial

0.1 -0.2 mm é o tamanho da Mórula ou do Blastocisto, 4 dias pós-ovulação Cerca de 4 dias após a fertilização, a mórula penetra na cavidade uterina. A divisão celular continua, e uma cavidade conhecida como blastocele se forma no centro da mórula.

As células achatam-se e compactam-se no interior da cavidade enquanto a zona pelúcida permanece do mesmo tamanho. Com o aparecimento dessa cavidade no centro da mórula, a estrutura agora recebe o nome de Blastocisto.

A presença do blastocisto indica que dois tipos de células estão se formando: o embrioblasto (a massa celular no lado interno da blastocele), e o trofoblasto (as células no lado externo da blastocele).

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Você pode se interessar:

ovario policistico

Ovários Policísticos (SOMP)

Os ovários policísticos afeta 13% das mulheres em idade reprodutiva SOMP – causa comum de infertilidade Ovários policísticos – SOMP – doença endócrino-metabólica cujas características

gravidez e pandemia

Gravidez e infecção por Covid-19

É fundamental conhecermos os riscos e as consequências da infecção pelo Covid-19 sobre o desfecho da gestação, envolvendo inclusive os riscos de internação e mortalidade.