25ª Semana – gravidez passo a passo

Saiba mais sobre a 25ª semana de gestação

(cerca de 23 semanas após a concepção)

O Bebê

25ª Semana - gravidez passo a passo

Na 25ª semana de gestação as estruturas da coluna – 33 anéis, 150 juntas e cerca de 1000 ligamentos – começam a se formar. Os vasos sanguíneos dos pulmões estão em franco desenvolvimento e as narinas se abrem. Os pulmões já são capazes de se adaptar à vida extra-uterina (com muita dificuldade e ajuda dos neonatologistas e aparelhos de respiração), pois os alvéolos (sacos de ar) já estão quase totalmente desenvolvidos e começam a produzir surfactante, uma substância que previne que o tecido pulmonar colabe por si só. A boca e os lábios tornam-se mais sensíveis. Os olhos respondem à luz, enquanto os ouvidos respondem aos sons originados fora do útero. Os “germes” dos dentes permanentes aparecem na parte mais posterior das gengivas. Os movimentos reflexos melhoram. As unhas dos dedos das mãos e dos pés continuam a crescer. Ele pesa em torno de 780 a 840 gramas e mede cerca de 30 cm da cabeça aos pés.

A Futura Mamãe – 25ª Semana – gravidez passo a passo

Agora seu útero tem o tamanho de uma bola de futebol oficial. O útero em crescimento pressiona suas costas e bacia e isso pode causar crises de dor na região lombar e nas pernas. Se você sente essas dores descanse, mude sua postura e aplique compressas quentes na região dolorosa.

Sinais de parto prematuro: Você conhece alguns sintomas e sinais de parto prematuro? Nunca ignore os seguintes:

Cólicas parecidas com as do período menstrual (constantes ou ocasionais)
Dores constantes no baixo ventre Pressão na região pélvica (como se o bebê estivesse empurrando para baixo)
Cólicas abdominais (com ou sem diarréia)
Aumento e alteração da consistência do corrimento vaginal (especialmente se ele se torna mucoso como o do período ovulatório)
Contrações uterinas a cada 10 minutos ou mais freqüentes (podem ser dolorosas)

Discuta com seu médico sobre o que fazer no caso de você sentir esses sintomas antes de 37 semanas de gravidez.

O Futuro Papai

25ª Semana – gravidez passo a passo – Agora é um bom momento para antecipar sua agenda de trabalho para quando o bebê nascer. Veja as opções de trabalho que você tem para substituir as atuais e as leis que regem o seu futuro afastamento.

Pensamento da Semana

“Quando eu me aproximo de uma criança, dois pensamentos me ocorrem; sensibilidade para o que ela é; respeito pelo que ela pode vir a ser”.
(Louis Pasteur)

Cálculo de Ovulação

Técnicas para cálculo de ovulação

Cálculo de ovulação: conheça algumas técnicas para aumentar as chances de engravidar Para a ciência, um casal é considerado infértil quando, depois de um ano