Menu

21ª Semana – gravidez passo a passo

Saiba mais sobre a 21ª semana de gestação

(cerca de 19 semanas após a concepção)

O Bebê

21ª Semana - gravidez passo a passo

Na 21ª semana de gestação fase de crescimento rápido começa a reduzir. Os cílios e o couro cabeludo tornam-se mais visíveis e o feto pisca mais freqüentemente. O lanugo cobre completamente o corpo, embora seja mais concentrado em torno da cabeça, pescoço e face. O feto já pode sugar dentro do útero. O coração cresce muito nessa fase e os batimentos cardíacos tornam-se mais fortes. Os testículos dos fetos masculinos descem da pelve para a bolsa escrotal. As pernas estão atingindo sua proporção relativa ao corpo. Os braços e pernas movem-se com mais força, enquanto os músculos se tornam mais fortes. O esqueleto torna-se mais endurecido. A força das mãos acentua-se. Pesa cerca de 400 gramas e mede em torno de 23 cm da cabeça aos pés.

Múltiplos: Os bebês estão chutando um ao outro com frequência enquanto se movem dentro do útero. A membrana que os separa é muito elástica, assim, não se preocupe com os chutes que eles trocam. Eles estão bem protegidos e as membranas não se romperão pela sua atividade.

A Futura Mamãe – 21ª Semana – gravidez passo a passo

Agora você aparenta estar realmente grávida. Seu útero está cerca de 2 cm acima da cicatriz umbilical. A média de ganho de peso até agora é de 4 a 8 quilos. Se você está fazendo uma dieta saudável, não precisa ficar contando quilos e calorias. Emocionalmente, você está mais estável e confortável. Suas coxas e pés podem estar mais inchados, especialmente no final do dia. Beba bastante água e descanse com os membros inferiores mais elevados que o tronco.

Múltiplos: A retenção de líquidos pode estar exacerbada na gravidez múltipla. Descanse, beba bastante líquido e ponha as pernas para cima ou deite-se virada para o lado esquerdo.

O Futuro Papai

21ª Semana – gravidez passo a passo – Com o segundo trimestre sendo mais fácil, esse é um bom momento para refletir juntos. O primeiro trimestre “sacal” já é uma memória e o “pesado” terceiro trimestre está por se iniciar. Agora é um bom momento para fazer uma viagem juntos (férias). Cheque com seu médico se realmente você pode viajar.

Pensamento da Semana

“Deixe a alegria tomar conta de você e agarre-a quando ela quiser fugir”
(Carl Sandburg)

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Você pode se interessar:

Causas menos conhecidas da infertilidade

Causas menos conhecidas da infertilidade

Conheça algumas causas menos conhecidas da infertilidade feminina e masculina Quando a infertilidade ocorre, hipóteses sobre as possíveis causas são levantadas pelos médicos para, em

Exercícios Físicos Seguros para Gestantes

Exercícios físicos para gestantes

Algumas dicas sobre exercícios físicos seguros para gestantes Uma rotina equilibrada de exercícios físicos durante a gestação auxilia na prevenção de diabetes e pré-eclâmpsia, além

Diferença entre FIV e ICSI

Diferença entre FIV e ICSI

Conheça, neste artigo, a diferença entre FIV x ICSI As técnicas de reprodução humana assistida são alternativas para casais que apresentam algum problema em engravidar