Menu

20ª Semana – gravidez passo a passo

Saiba mais sobre a 20ª semana de gestação

(cerca de 18 semanas após a concepção)

O Bebê

20ª Semana - gravidez passo a passo

Na 20ª semana de gestação já estamos na metade do caminho da gravidez e o bebê dorme e acorda como um recém-nascido. Os cabelos do couro cabeludo começam a se formar. A presença dos pelos temporários, denominados de “lanugo”, aparecem na cabeça. O lanugo cai na segunda semana após o nascimento, permitindo o crescimento dos finos pelos do couro cabeludo. As sobrancelhas começam a se formar. O vérnix (que consiste de pele morta, células do lanugo e óleo das glândulas sebáceas) está agora completamente formado e visível, cobrindo a pele.

Múltiplos: Seus gêmeos medem cerca de 22 cm de comprimento e pesam cerca de 350 gramas, com se fossem únicos.

A Futura Mamãe – 20ª Semana – gravidez passo a passo

O útero está no nível da cicatriz umbilical. Você pode estar com a região do umbigo muito sensível porque o útero a está pressionando. Forma-se uma linha escura (“linha nigra”) entre os pelos pubianos e a cicatriz umbilical; ela vai desaparecer após o parto. Se você quiser modificá-la e só passar um pouco de “Liquid Paper” (engraçadinha essa né ?). Os movimentos do bebê são mais perceptíveis e mais fortes agora. Se você quer fazer um exame de ultra-som para verificar a idade gestacional e se há malformações no bebê, esse é o momento certo.

Múltiplos: Seu útero está 7 a 8 cm acima do umbigo e muito mais alto que se estivesse esperando só um bebê. É um bom momento para iniciar o curso para gestante e parto.

O Futuro Papai

20ª Semana – gravidez passo a passo – Você pode começar a procurar os diversos tipos de cursos para a gestação e o parto e deve participar, junto com a mãe, de todas as aulas. É hora de conhecer várias maternidades e o esquema de funcionamento de cada uma. Alguns pais são relutantes enquanto outros ficam entusiasmados com os cursos para gestantes. Você deve participar ativamente e perguntar muito sobre as suas dúvidas. O mais importante é que você vai compartilhar a experiência com outros pais e vai perceber que você não é o único a sentir medo de ser pai.

Pensamento da Semana

“Não desanime se seu filho não segue o que você ensina, no futuro eles vão oferecer esses mesmos ensinamentos aos seus próprios filhos”
(Oscar Wilde)

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
O que é Inseminação Artificial?

O que é Inseminação Artificial?

O que é? Inseminação Artificial (IA), também conhecida pelo nome de Inseminação Intrauterina (IIU), consiste em colocar uma amostra de sêmen processada em laboratório no

Casos de Beta hCG falso positivo

Casos de Beta hCG falso positivo

Dr. Flávio Garcia de Oliveira Casos de falso positivo são muito raros com as novas técnicas de detecção do Beta hCG. Citaremos algumas situações onde podem

Ovodoação. Como funciona?

Ovodoação. Como funciona?

Dr. Flávio Garcia de Oliveira No Brasil, esse procedimento não possui fins comerciais ou lucrativos, a doadora é anônima, a aparência da doadora e da