13ª Semana – gravidez passo a passo

Saiba mais sobre a 13ª semana de gestação

(cerca de 11 semanas após a concepção)

O Bebê

13ª Semana - gravidez passo a passo

Na 13ª semana de gestação, enquanto o bebê continua a crescer, começam a se formar as cordas vocais. A face parece cada dia mais e mais humana. Os olhos começam a se mover para ficarem juntos na frente da face assumindo sua posição normal e definitiva. É possível agora determinar o sexo do bebê, olhando para os genitais externos, se estivermos olhando bem de perto (através do ultra-som o sexo pode ser determinado com certeza em torno da 16ª semana). Os intestinos já estão completamente no interior do corpo do bebê; o fígado começa a secretar a bile e o pâncreas começa a produzir insulina. O bebê mede cerca de 13 a 14 cm (dos pés à cabeça) e pesa cerca de 30 gramas.

Múltiplos: Você está quase completando o 3º mês, contudo sua barriga aparenta 5 meses. Cada bebê possui cerca de 90 mm de comprimento da cabeça até as nádegas.

A Futura Mamãe – 13ª Semana – gravidez passo a passo

A maioria dos sintomas ruins do início da gravidez começam a desaparecer e sua barriga ainda não deu sinal. Se você ainda se sente cansada, escute seu corpo e descanse. Ele está trabalhando pesado nesse momento. À medida que seu útero estica você pode sentir o abdome doloroso. Os ligamentos que sustentam o seu útero esticam para acomodar o crescimento desse órgão. Essa é a chamada dor do ligamento “redondo”. Muitas vezes é interpretada como uma “fisgada” perto da região da virilha.

O Futuro Papai

13ª Semana – gravidez passo a passo – Os próximos meses são mais fáceis de se levar. Ela já está se sentindo bem, os hormônios já se acomodaram em termos de produção. Prepare-se para comemorar o fim do primeiro trimestre. Faça uma comemoração especial.

Pensamento da Semana

“Ser um bom pai é ver os filhos superarem seus próprios objetivos”
(anônimo)

gravidez e pandemia

Gravidez e infecção por Covid-19

É fundamental conhecermos os riscos e as consequências da infecção pelo Covid-19 sobre o desfecho da gestação, envolvendo inclusive os riscos de internação e mortalidade.