11ª Semana – gravidez passo a passo

Saiba mais sobre a 11ª semana de gestação

(cerca de 9 semanas após a concepção)

O Bebê

11ª Semana - gravidez passo a passo

A partir da 11ª semana de gestação o bebê é chamado de feto. A parte mais crítica do desenvolvimento já terminou. Esse é um período de rápido crescimento e desenvolvimento, e o bebe tem cerca de 26 mm de comprimento no início da semana, atingindo cerca de 50 mm no final da mesma. O bebê pesa em torno de 10 gramas no final dessa semana. A cabeça do bebê representa metade de seu tamanho. As pálpebras se fecham e se fundem e as íris começam a se desenvolver. Em algum momento dessa semana ou da próxima, o sangue começará a circular entre o bebê e o útero. A placenta começa a funcionar como tal.

A Futura Mamãe – 11ª Semana – gravidez passo a passo

Seu útero está do tamanho de uma laranja baiana madura. Seu apetite deve estar melhor e as náuseas cedem, embora alguns odores ainda possam incomodá-la.

Múltiplos: O mal estar matinal ainda está presente alternado com um apetite voraz. Exames pré-natais: Você já deve ter discutido com seu médico a respeito dos exames pré-natais e já deve ter feito todos eles. Aprenda o máximo que você puder sobre eles – muitos deles podem aliviar os medos sobre a sua saúde e o bem estar do bebê; outros podem causar mais preocupação do que ter algum valor. Faça sua tarefa de casa sobre exames diagnósticos pré-natais e lembre-se de que você não tem que fazer qualquer teste que você não queira.

O Futuro Papai

11ª Semana – gravidez passo a passo – Você está se dando bem com esse negócio de gravidez? Os altos e baixos, as preocupações financeiras e responsabilidades, vendo a mãe colocar o estômago para fora dia após dia? Você precisa de um tempo. Seja bom com você mesmo e se dê algumas horas batendo uma bolinha ou fazendo um pouco de ginástica, ou se divertindo com os amigos. Quando voltar para casa, surpreenda sua mulher com um ramalhete de rosas vermelhas e um cartão dizendo algumas palavras carinhosas como: “Obrigado, querida. Eu te amo”.

Pensamento da Semana

“Deus não pode estar em todos os lugares, e por isso ele criou as mães”.
(provérbio judeu)

gravidez e pandemia

Gravidez e infecção por Covid-19

É fundamental conhecermos os riscos e as consequências da infecção pelo Covid-19 sobre o desfecho da gestação, envolvendo inclusive os riscos de internação e mortalidade.