Menu

01ª Semana – gravidez passo a passo

Saiba mais sobre a 01ª Semana – gravidez passo a passo

(cerca de 2 semanas antes da concepção)


O Bebê

01ª Semana - gravidez passo a passo

O método de contagem da idade gestacional começa mesmo antes de ter acontecido a concepção (fecundação). Dessa forma, a semana 1 começa com o 1º dia da sua última menstruação. Ainda não há bebê. A partir da concepção, no final da 2ª semana, pela nossa contagem, o bebê aparece e passará por uma série de transformações.

O desenvolvimento do bebê pode ser dividido em 2 fases muito importantes do ponto de vista da intensidade de crescimento e da formação e amadurecimento dos sistemas e órgãos.

O período embrionário, que corresponde às primeiras 9 semanas a partir do dia da concepção, é aquele em que todos os órgãos e sistemas se formam (organogênese). Nessa fase o bebê é chamado de embrião. É uma fase de intensa proliferação de células. Só para termos uma idéia, o bebê, que começou a desenvolver-se a partir de 2 células, chega ao final da 4ª semana com milhões delas. Esse é também o período de maior vulnerabilidade aos agentes teratogênicos, ou seja, as substâncias químicas ou os meios físicos e biológicos causadores de malformações.

O período fetal inicia-se a partir da 10ª semana pós-concepção e vai até o nascimento. Nesse período o bebê será chamado de feto e os órgãos já formados sofrerão um processo de crescimento e amadurecimento, até se apresentarem em plenas condições de funcionamento no final da gestação. De uma maneira geral, o bebê estará pronto para vir ao mundo com 40 semanas (varia de 37 a 42 semanas).

Múltiplos (gêmeos, trigêmeos, etc.): A contagem é feita da mesma forma. Se você é paciente que engravidou por fertilização “in vitro” (FIV), comece a contar 14 dias antes da transferência dos embriões para o útero.

A Futura Mamãe – 01ª Semana – gravidez passo a passo

Antes de tudo tenha o desejo da gravidez, pois o bebê será gerado dentro de você. Comece a pensar como grávida antes de engravidar. Adquira hábitos saudáveis e abandone os maus hábitos desde já, para que você tenha um bebê sadio. Para as mulheres com ciclos de 28 dias, a ovulação acontece por volta do 14º dia do ciclo. Esse é um bom período para engravidar. Faça uma dieta rica em frutas e vegetais; pratique exercícios regularmente; inicie um suplemento de ácido fólico, principalmente, se você era usuária de pílulas anticoncepcionais. Pare de fumar, tomar bebidas alcoólicas e usar medicações sem prescrição médica. Fique longe de substâncias tóxicas e descanse bastante. Aprenda como se preparar para a gravidez.

Múltiplos: Proceda da mesma forma que para gravidez única

O Futuro Papai

01ª Semana – gravidez passo a passo – Descanse pois você terá um trabalho importante pela frente. Estamos imaginando que vocês já venceram todas as crises de ter ou não ter filhos. Aquelas de profissão, dinheiro, inveja dos amigos que já são pais, pressão social e familiar. Já encontraram todas as respostas para as diversas síndromes de indecisão? Então vamos agir.

Pensamento da Semana

“Se colocamos uma nova vida no mundo devemos protegê-la, mesmo que para isso tenhamos que mudar o mundo”.
(Elie Weisel)

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Miomas Intramurais

Miomas Intramurais

Os miomas intramurais são uma espécie de tumor benigno que se instalam e crescem nas paredes internas do útero. Na maioria dos casos não apresentam

Sinéquias Uterinas

Sinéquias Uterinas

A decisão de ter um filho é muito importante, porém muitas vezes surgem empecilhos na realização desse sonho e alguns casais enfrentam dificuldades para engravidar.

Casais homoafetivos podem ter filhos?

Casais homoafetivos podem ter filhos?

Os casais homoafetivos cada vez mais têm seus direitos assegurados, fruto de muito trabalho e luta da comunidade LGBT. As dificuldades em terem seus relacionamentos

O que é Inseminação Artificial?

O que é Inseminação Artificial?

O que é? Inseminação Artificial (IA), também conhecida pelo nome de Inseminação Intrauterina (IIU), consiste em colocar uma amostra de sêmen processada em laboratório no