Menu

Uso da pílula anticoncepcional pode causar infertilidade?

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

A resposta para essa dúvida frequente entre as mulheres adeptas a este método anticonceptivo é não. O uso dos anticoncepcionais orais hormonais não causa infertilidade. O que acontece é que após o uso contínuo da pílula a mulher pode demorar em média seis meses para conseguir uma gestação natural.

Os anticoncepcionais são eficazes na prevenção da gravidez porque inibem a ovulação. E apesar de a composição hormonal das pílulas poder variar, o mecanismo de ação dessas substâncias é sempre o mesmo: inibição da ovulação associado ao afinamento da camada endometrial (a membrana interna do útero que abriga o bebê na gravidez).

Portanto, as pílulas não prejudicam as funções reprodutivas, que de forma geral voltam ao normal seis meses após a interrupção do uso.

É em decorrência deste período, no qual o uso anterior da pílula ainda pode produzir efeitos, que algumas mulheres que tomaram o anticoncepcional e estão ansiosas para engravidar suspeitam que  uso do medicamento pode ter causado algum problema. Contudo, é um período considerado normal até que o organismo e o ciclo menstrual da mulher se regularizem.

Importante ressaltar que cada mulher responde ao uso do anticoncepcional de uma forma. Algumas engravidam logo após pararem de tomar o medicamento e há outras mulheres que engravidam só depois de um período maior. Se após os seis meses da interrupção do uso da pílula, a mulher notar que seu organismo não voltou ao normal, é ideal que ela consulte um médico especialista para avaliar a situação.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Miomas Intramurais

Os miomas intramurais são uma espécie de tumor benigno que se instalam e crescem nas paredes internas do útero. Na maioria dos casos não apresentam

Leia Mais »

Sinéquias Uterinas

A decisão de ter um filho é muito importante, porém muitas vezes surgem empecilhos na realização desse sonho e alguns casais enfrentam dificuldades para engravidar.

Leia Mais »