Endometriose – Tratamentos – parte 1

Endometriose – Tratamentos – parte 1

Existem diversas maneiras de tratar a Endometriose. Conheça alguns dos tratamentos mais utilizados:

Medicamentos hormonais

O objetivo do tratamento hormonal é estimular a gravidez ou a menopausa, duas condições naturais conhecidas por inibir a doença. Com ambos os tratamentos, o endométrio normal deixará de ser estimulado e não vai mais crescer durante os ciclos mensais, cessando a menstruação. O crescimento de tecidos endometriais em lugares errados geralmente acaba sendo suprimido.

Contraceptivos orais

Para simular o ambiente hormonal da gravidez, o médico pode prescrever pílulas anticoncepcionais em um padrão diferente. Geralmente toma-se a pílula continuamente, sem fazer as pausas para sangrar. Se houver sangramentos esparsos, a dose pode ser aumentada para duas ou três pílulas por dia, embora o aumento da dose possa causar náuseas, retenção de líquidos e sangramentos vaginais irregulares.

Análogos do GnRH

O análogo do GnRH faz parte da nova classe de hormônios usados para tratar a endometriose. Após algumas semanas de tratamento, o uso provoca a diminuição dos hormônios pituitários que fazem o ovário produzir estrogênio. Os níveis desse hormônio caem como na menopausa, a ovulação não ocorre, o endométrio não cresce e não ocorre a menstruação. Isso resulta num estado denominado “menopausa reversível”. Essas drogas podem causar efeitos colaterais como fogachos, secura vaginal e perda de cálcio nos ossos. A medicação geralmente é administrada pelo período de três a seis meses e pode ser tomada diariamente, em injeções mensais ou na forma de spray nasal. Os cistos, ou endometriomas, também são, geralmente, resistentes ao tratamento com análogos do GnRH.

Progestágenos

Progestágenos são drogas sintéticas semelhantes à progesterona, prescritas em pílulas ou injeções, mas são mais baratos que os outros medicamentos. Os efeitos colaterais incluem retenção de líquido, alterações de humor e sangramentos vaginais irregulares. A forma injetável pode continuar inibindo a fertilidade por tempo indeterminado depois que o tratamento é descontinuado. vizinhos.

Não perca mais informações sobre os tratamentos da endometriose na próxima edição deste boletim!

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter