Tontura e desmaio. Conheça as causas.

Tontura e desmaio. Conheça as causas.

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

Por que estou com tontura?

No começo da gestação, você pode sentir vertigem e ondas de enjoo, pois seu fluxo sanguíneo está se adaptando ao aumento de volume. No segundo trimestre, o útero começa a pressionar os vasos sanguíneos, o que também provoca sensação de tontura. É bem comum sentir vertigem uma vez ou outra ao longo de toda a gravidez, por alguns motivos:

• Muito tempo sem se alimentar, provocando uma baixa na glicemia no sangue, principalmente no fim da tarde.

• Ambiente muito quente e pouco ventilado.

• Levantar-se muito rapidamente (hipotensão postural). Isso acontece quando o sangue não tem tempo suficiente para chegar ao cérebro, provocando a tontura. Pessoas com pressão baixa tendem mais a ter este tipo de desconforto.

O que posso fazer para melhorar?

Depende da causa. A primeira coisa a se fazer é se sentar. Além de fazer a tontura melhorar, você evita o risco de cair ou se ferir. Se você estiver em algum local cheio de pessoas e abafado, tente ir a um local mais arejado. Caso esteja dentro de um veículo lotado, procure a janela. Se você estiver sem se alimentar, uma beliscada rápida vai ajudar a aumentar os níveis de glicemia no sangue. Tente beber bastante líquido. Não se esqueça de manter-se sempre hidratada, tomando cerca de três litros de água por dia. Faça tudo mais calmamente – especialmente levantar da cama, cadeira ou sofá. Em alguns casos, não existe nada que você possa fazer que não seja se sentar ou deitar e esperar a tontura passar.

As ondas de tontura são perigosas?

É raro que sejam. O maior perigo é desmaiar, pois você pode cair e se machucar. Se sentir-se prestes a perder os sentidos, deite-se sempre sobre o lado esquerdo ou sente-se colocando a cabeça entre as pernas. Nessas posições o fluxo sanguíneo para o cérebro aumenta, afastando a sensação de desmaio. 

Quando devo me preocupar?

Tontura que não passa ou que vem acompanhada de visão embaçada, cefaleia (dores de cabeça) ou palpitações podem ser sintomas de anemia ou de outra doença grave que pode vir a afetar sua gestação. A tontura também pode ser ocasionada por alergias, falta de ar e outras causas que independem da gestação. Entre em contato com seu médico o mais rápido que puder.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter