Menu

Técnicas para obtenção de espermatozoides na FIV

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

A infertilidade masculina pode ser tratada através da coleta de espermatozoides diretamente dos testículos. Existem técnicas cirúrgicas simples para a obtenção de espermatozoides nos casos de azoospermia. A partir delas, tornou-se possível a gestação em casais onde o homem sofre com a ausência de espermatozoides no ejaculado. É o que explica Dr. Flávio Garcia de Oliveira, da FGO Clínica de Fertilidade.

De acordo com o especialista, os espermatozoides do epidídimo – glândula situada dentro da bolsa escrotal, logo acima e colada aos testículos, são obtidos principalmente pela aspiração percutânea (através da pele) com agulha fina – PESA, na sigla em inglês. É utilizada anestesia local.

Já os espermatozoides dos testículos podem ser obtidos de duas formas: uma biópsia (TESE – testicular sperm extraction) ou uma aspiração com agulha fina (TESA – testicular sperm aspiration). Ambas são feitas com anestesia local ou sedação leve. “Há casos de azoospermia (falta de espermatozoides na ejaculação) em que a retirada é feita por microcirurgia – continua o Dr. Flávio – o testículo é vasculhado sob visão microscópica para que se possa encontrar os espermatozoides”. Essa técnica, a microtese, é um procedimento mais demorado e requer anestesia de bloqueio, pois pode demandar de duas a três horas para se encontrar os espermatozoides.

“Devido à simplicidade do procedimento, consideramos a TESA como a primeira opção para a obtenção de espermatozoides do testículo, passando-se à TESE nos casos de falha da primeira”. A infertilidade afeta igualmente homens e mulheres. “Cerca de um terço das causas da infertilidade conjugal são devidos a fatores masculinos, um terço devido a fatores femininos e o restante dividido entre problemas do casal e causas desconhecidas”, esclarece o Dr. Flávio Garcia de Oliveira, da Clínica FGO.

Qual a diferença entre infertilidade e esterilidade?

Dizemos que um casal é estéril (esterilidade) quando a capacidade natural de gerar filhos é nula (Exemplo: a mulher tem obstrução das duas trompas; o marido não possui espermatozoides na ejaculação). Já os casais inférteis (infertilidade) têm apenas uma diminuição da chance da gravidez (mulheres com endometriose; homens com diminuição do número e motilidade dos espermatozoides).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Você pode se interessar:

Causas menos conhecidas da infertilidade

Causas menos conhecidas da infertilidade

Conheça algumas causas menos conhecidas da infertilidade feminina e masculina Quando a infertilidade ocorre, hipóteses sobre as possíveis causas são levantadas pelos médicos para, em

Exercícios Físicos Seguros para Gestantes

Exercícios físicos para gestantes

Algumas dicas sobre exercícios físicos seguros para gestantes Uma rotina equilibrada de exercícios físicos durante a gestação auxilia na prevenção de diabetes e pré-eclâmpsia, além

Diferença entre FIV e ICSI

Diferença entre FIV e ICSI

Conheça, neste artigo, a diferença entre FIV x ICSI As técnicas de reprodução humana assistida são alternativas para casais que apresentam algum problema em engravidar