Sinéquias Uterinas

Sinéquias Uterinas

A decisão de ter um filho é muito importante, porém muitas vezes surgem empecilhos na realização desse sonho e alguns casais enfrentam dificuldades para engravidar. A infertilidade, que pode ter as mais diversas causas, é o principal fator de impedimento para 15% dos casais brasileiros que querem ter filhos.
Quando o assunto é a infertilidade feminina, as sinéquias uterinas são uma das causas que precisam ser levadas em consideração.

O que são?

As sinéquias uterinas são tecidos cicatriciais que ocorrem no revestimento interno da cavidade uterina.

Como “pontes”, esses tecidos ligam paredes opostas do útero e podem acometer desde a camada funcional do endométrio (que é expelida na menstruação), até a camada basal (responsável pela reconstrução da camada funcional) e também o miométrio (camada média do útero que corresponde à parte muscular do órgão).

A maneira como afetam a saúde e qualidade de vida da paciente varia bastante e podem ocorrer em diversos pontos da cavidade uterina e também do canal cervical.

Essas aderências possuem três estágios: leve, moderada e grave.

Quando as sinéquias apresentam um nível de desenvolvimento leve, elas apontam tecido endometrial em sua formação, em toda lesão ou em parte dela.

No estágio moderado já é possível detectar, na constituição das sinéquias, tecido fibromuscular revestido por endométrio, total ou parcialmente.

Em seu estágio mais avançado, a enfermidade apresenta um tecido muito denso em sua composição que compromete a cavidade uterina de forma agressiva.

Existe muita desinformação sobre essa condição, por isso vale ressaltar que ter sinéquias uterinas não significa ser estéril. Entretanto, cuidados são necessários, afinal há o risco de infertilidade.

Principais Sintomas:

O maior problema em identificar a ocorrência de sinéquias uterinas é que essa condição é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas claros e específicos.

Contudo, podem acontecer algumas alterações no funcionamento do corpo da mulher que servem de alerta para que seja feita uma investigação sobre sua saúde uterina:

  • Alterações no fluxo menstrual: amenorreia (ausência de menstruação), dismenorreia (período menstrual muito dolorido com cólicas no baixo ventre e outros desconfortos extragenitais) e hipomenorreia (menstruação escassa e irregular)
  • Abortos espontâneos
  • Infertilidade

Importante dizer que se uma mulher gestante descobre que possui sinéquias uterinas, sua gravidez é considerada de risco e se faz necessário tomar uma série de cuidados para evitar complicações mais sérias.

Possíveis Causas:

As causas que podem levar ao desenvolvimento de uma sinéquia uterina envolvem algum tipo de agressão sofrida pelo útero.

Entre os motivos possíveis das lesões estão:

  • Infecções uterinas
  • Cirurgia cesariana
  • Curetagem
  • Cirurgias intrauterinas
  • Endometrites
  • Radioterapia
  • Retirada de miomas

É importante estar atenta às complicações possíveis dos tratamentos cirúrgicos e sempre fazer o acompanhamento médico com exames de rotina.

Tratamentos:

As formas de tratar as sinéquias uterinas variam de acordo com o estágio e desenvolvimento da enfermidade. Quando as lesões são leves ou moderadas é possível tratá-las com métodos minimamente invasivos.

Caso o quadro seja mais grave, com a presença de tecidos mais grossos, é necessária uma intervenção cirúrgica tradicional. Mesmo assim a cirurgia é considerada simples, com a possibilidade da paciente ter alta no mesmo dia.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter