Menu

Segundo Trimestre: foco no ferro e nas fibras

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

O segundo trimestre é definido como o quarto, quinto e sexto meses de gravidez. O(s) bebê(s) é (são) agora denominado(s) feto(s). A principal diferença entre os estágios embrionário e fetal é que agora, no período fetal, nenhuma nova estrutura está se formando. O(s) bebê(s) cresce(m) principalmente em tamanho.
Uma ingestão adequada de ferro é muito importante durante esse trimestre. Seu volume de sangue aumentou 50% ou mais acima dos níveis não gravídicos. Se você está grávida de múltiplos, esse volume vai aumentar 100%. As células vermelhas, que carregam oxigênio pelo corpo, aumentam em 50% a 60%.

Os suplementos de ferro são a resposta? Provavelmente não. Muitas mulheres acham que as pílulas de ferro pioram as náuseas e podem levar à constipação. Além disso, é preciso ingerir mais do que ferro em pílulas para produzir esse aumento de sangue. Proteínas, vitamina B12 e outros nutrientes também são necessários.
Eis por que é bem melhor se ater aos alimentos ricos em ferro- carne vermelha magra, porco, peixe, frango, gemas de ovos enriquecidos ou pães e grãos vitaminados e enriquecidos, nozes, feijão e lentilhas, espinafre, frutas dessecadas e germe de trigo.

As fibras também são importantes agora. Durante o segundo trimestre, seu sistema gastrointestinal fica mais lento para absorver os nutrientes dos alimentos que você ingeriu. Alimentos ricos em fibra ajudam a regular seu intestino e evitam a constipação. Os melhores incluem frutas como laranja, maçã, pera, uva-passa e vegetais como brócolis, tomate e batata.

Embora a fadiga do início da gravidez tenha passado, há ocasiões em que você necessita de algo para “enganar o estômago”. Selecione um lanche de 250 calorias, o que lhe fornecerá um imediato aporte de energia para sustenta-la até sua próxima refeição maior. Faça isso principalmente quando se sentir fraca e se arrastando pela casa.

Aqui damos algumas sugestões que caem bem nesses casos:

● Amasse uma banana pequena com aveia

● Cubra o iogurte com umas pitadas de granola

● Faça um misto de nozes, uva-passa e coco ralado doce

● Coma queijo cottage light com biscoitos de alto teor de fibras e uvas

● Derreta queijo light e coloque pedaços de maçã fresca ou pera

Você encontra essas e outras informações no livro “RECEITAS PARA GRÁVIDAS”

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Miomas Intramurais

Os miomas intramurais são uma espécie de tumor benigno que se instalam e crescem nas paredes internas do útero. Na maioria dos casos não apresentam

Leia Mais »

Sinéquias Uterinas

A decisão de ter um filho é muito importante, porém muitas vezes surgem empecilhos na realização desse sonho e alguns casais enfrentam dificuldades para engravidar.

Leia Mais »