Menu

Reprodução assistida – Novas Possibilidades

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

O Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou a resolução que trata dos procedimentos de reprodução assistida no Brasil. Nesta atualização (em vigor a partir de 9 de maio de 2013), a segurança da saúde da mulher e a garantia dos direitos reprodutivos a todas as pessoas estão em destaque. Pela primeira vez, por exemplo, a resolução cita que é permitido aos casais homoafetivos e pessoas solteiras a utilização dos serviços de reprodução assistida. “A reprodução humana deve acompanhar a evolução da sociedade permitindo que todas as pessoas tenham acesso ao tratamento, considerando a segurança e a saúde da gestante e do feto”, comenta Dr. Flávio Garcia de Oliveira, especialista em reprodução humana e diretor da Clínica FGO.

Confira abaixo as principais mudanças no texto da resolução.

• IDADE DA PACIENTE – 50 anos é a idade máxima para a mulher que deseja realizar procedimento de reprodução assistida. É permitido o uso das técnicas de reprodução assistida para pessoas solteiras ou que tenham relacionamentos homoafetivos. Esta regra procura atender o novo perfil de algumas famílias.

• É permitido o uso das técnicas de reprodução assistida para pessoas solteiras ou que tenham relacionamentos homoafetivos. Esta regra procura atender o novo perfil de algumas famílias.

• Doação de gametas e embriões

1) Uma mulher em tratamento para engravidar pode doar parte de seus óvulos a uma mulher mais velha ou que não produz mais óvulos em troca de parte do custeio do tratamento. Esta é a doação compartilhada. A idade limite da doadora é de 35 anos. Homens que desejam doar espermatozoides podem fazer a doação até os 50 anos.

2) Outra modalidade é a doação voluntária de gametas e embriões. Agora é permitido a qualquer pessoa a doação de gametas. A idade limite (Idem item acima) deve ser respeitada e o sigilo em relação ao doador e ao receptor é obrigatório.

Na próxima edição do ABC DA FERTILIDADE, você confere mais informações sobre a nova resolução do CFM com destaque para a doação temporária de útero e criopreservação.

Palestra gratuita sobre REPRODUÇÃO HUMANA

Você pode participar de uma palestra gratuita sobre reprodução humana com a equipe da Clínica FGO e tirar as suas principais dúvidas. Clique aqui e confira o calendário dos próximos eventos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Miomas Intramurais

Os miomas intramurais são uma espécie de tumor benigno que se instalam e crescem nas paredes internas do útero. Na maioria dos casos não apresentam

Leia Mais »

Sinéquias Uterinas

A decisão de ter um filho é muito importante, porém muitas vezes surgem empecilhos na realização desse sonho e alguns casais enfrentam dificuldades para engravidar.

Leia Mais »