Menu

Quando procurar o especialista de reprodução humana?

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

Um agravante da infertilidade é o tempo que o casal demora em procurar tratamento especializado. Assim, casais com os problemas listados na figura abaixo, não devem esperar mais do que 6-12 meses para procurar a ajuda da fertilização assistida:

Quando procurar o especialista de reprodução humana?

De cada 100 casais que procuram tratamento 60 engravidam, enquanto que dos casais que não procuram apenas 5 engravidam.

Dados de estudos populacionais revelam que 15 a 20% dos casais em período reprodutivo têm dificuldades para engravidar. Pelo menos 30% desses casais vão recorrer a tratamentos com técnicas mais avançadas, como a fertilização in vitro (FIV) ou a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI). A chance de um casal engravidar de forma natural, mantendo relações sexuais no período fértil da mulher, varia de 18 a 22% ao mês. Com as técnicas mais avançadas de reprodução assistida, a taxa de gravidez pode chegar a 60% por tentativa e a taxa de nascidos vivos pode atingir a cifra de 40% em casais cuja esposa tem até 35 anos.

A infertilidade não é um problema exclusivo da mulher. Aproximadamente 40% das causas estão relacionadas com fatores femininos e 40% com fatores masculinos. Em 20% dos casos, ambos os fatores estão presentes. As principais causas de infertilidade feminina são: alterações da ovulação – a falta da ovulação ou anovulação (20 – 40%) e doenças tubárias e pélvicas como infecções e endometriose (30 – 40%). Os principais fatores masculinos relacionam-se às alterações na quantidade, motilidade e forma dos espermatozóides, causadas principalmente pelas infecções do sistema genital masculino.

Alguns fatores que aumentam o risco de infertilidade na mulher:

– Idade > 35 anos;
– Tabagismo, principalmente > 10 cigarros/dia;
– Exercícios físicos exagerados >7 horas/ semana;

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Faça sua Avaliação Gratuita

Nosso projeto consiste em fazer o primeiro atendimento sem nenhum custo em nossa clínica, onde você faz o agendamento, aguarda o contato de nossa equipe e vem preparada com todos os exames que já realizou para que o médico faça a avaliação do seu caso e escolha o melhor caminho a seguir.
Ovodoação. Como funciona?

Ovodoação. Como funciona?

Dr. Flávio Garcia de Oliveira No Brasil, esse procedimento não possui fins comerciais ou lucrativos, a doadora é anônima, a aparência da doadora e da

Leia Mais »