Masturbação e Fertilidade

Masturbação e Fertilidade: o que a ciência diz?

O que a ciência tem a dizer sobre masturbação e fertilidade? Há alguma correlação entre as duas? Iremos explorar o assunto a seguir. Vale a leitura.

Muitas sociedades historicamente desaprovam o prazer sexual e a masturbação – particularmente por pessoas com clitóris. Embora tenhamos feito alguns progressos na desestigmatização dos orgasmos e do prazer sexual ao longo do tempo, a masturbação feminina infelizmente ainda permanece um assunto tabu.

Como a masturbação nem sempre é comumente discutida com amigas ou médicos, muitos equívocos sobre ela ainda permeiam nossa sociedade, incluindo a crença de que a masturbação pode afetar as chances de concepção ou causar infertilidade. Para ser claro, não há verdade nesse boato – mas em vez de apenas dizer “masturbação não causa infertilidade” e encerrar o assunto, pensamos em investigar como a ciência refuta essa ideia (porque é muito interessante).

Aqui está uma breve visão geral do que abordaremos neste artigo:

  • Pessoas com ovários podem se reproduzir sem ter orgasmo e também ter orgasmos sem ejetar óvulos em suas trompas de Falópio (ovulação) – o que significa que os orgasmos não estão diretamente ligados à reprodução.
  • Se a masturbação leva ao orgasmo, isso pode aumentar a produção de hormônios como ocitocina e prolactina. Os aumentos nos níveis desses hormônios não afetam a fertilidade.
  • Ao contrário de muitas fêmeas de mamíferos, as mulheres não precisam fazer sexo ou ser excitadas para ovular. Isso significa que a masturbação não tem nenhum efeito potencial na ovulação.
  • Não há razão fisiológica para acreditar que a masturbação possa afetar a fertilização e a implantação – e qualquer pesquisa nessa área envolve principalmente relações sexuais em parceria em vez de masturbação.
  • A atividade sexual em geral é elogiada por ajudar a diminuir os níveis de estresse, melhorar a autoestima e melhorar a saúde cardiovascular, entre muitas outras vantagens.

Continue lendo enquanto exploramos as relações entre o prazer sexual feminino e os diferentes aspectos de sua saúde e fertilidade.

Como os orgasmos estão ligados à reprodução?

Para pessoas com testículos, orgasmo e ejaculação são sinônimos. Por outro lado, as pessoas com ovários podem se reproduzir sem ter orgasmo, e podem ter orgasmo sem ejetar óvulos em suas trompas de falópio.

Com o prazer sexual feminino e a ovulação desacoplados, muitas pessoas se perguntam por que as fêmeas humanas experimentam um aumento hormonal orgásmico. Existem duas teorias principais:

  • O orgasmo feminino ainda está ligado ao sucesso/bem-estar reprodutivo, mas de maneiras mais sutis (como retenção de esperma ou seleção de parceiros).
  • O orgasmo feminino e o clitóris são apenas um subproduto vestigial do orgasmo masculino e do pênis, da mesma forma que aqueles designados como “masculinos” no nascimento têm mamilos. (Esta teoria tornou-se menos popular ao longo dos anos à medida que mais evidências se acumulam contra ela).

Então, se os orgasmos estão apenas sutilmente ligados à reprodução – se é que estão – então que efeito o prazer autoerótico (leia-se: prazer que você dá a si mesmo) tem na fertilidade? Vamos abordar isso em partes.

A masturbação afeta os hormônios?

A masturbação, para alguns, pode induzir orgasmos – que, por sua vez, podem desencadear uma onda hormonal. Os principais hormônios que aumentam após o orgasmo são a ocitocina e a prolactina.

Veja como esses hormônios atuam (ou não) na fertilidade e na sexualidade:

  • A ocitocina induz contrações no útero e nas trompas de Falópio. Isso, como abordaremos um pouco mais tarde, foi teorizado para ajudar no movimento e retenção de esperma – mas a ciência que temos disponível agora não estabelece uma conexão aqui.
  • A prolactina aumenta após o orgasmo, e um pequeno estudo descobriu que a qualidade do orgasmo pode estar correlacionada com o quanto a prolactina pode aumentar. Juntamente com a satisfação sexual, o aumento dos níveis de prolactina também reduz temporariamente a libido para que você possa relaxar e se concentrar em outras coisas. Embora altos níveis sustentados de prolactina também possam interromper os ciclos menstruais, um aumento temporário pós-orgasmo não tem grandes impactos.

Mesmo com esses aumentos temporários nos níveis hormonais, não há razão para suspeitar de uma conexão (boa ou ruim) com a fertilidade.

A masturbação afeta a ovulação?

Os humanos são considerados ovuladores espontâneos, o que significa que ovulamos em nosso próprio tempo, independentemente de nossos parceiros sexuais ou das estações do ano. Se fôssemos ovuladores induzidos como muitas fêmeas de mamíferos (por exemplo, coelhos, guaxinins e gambás), a masturbação potencialmente nos faria ovular. Nesses animais, a relação sexual desencadeia uma onda de hormônio estimulante do ovário, incluindo alguns hormônios que também são liberados em humanos do sexo feminino durante o orgasmo.

Mas não somos. As mulheres humanas podem ter orgasmos durante todo o ciclo menstrual, com ou sem parceiro, sem alterar a linha do tempo do ciclo. Dito isto, uma análise detalhada da árvore evolutiva sugere que a ovulação induzida é nosso estado ancestral, mas que alguns ramos (incluindo todos os primatas) se libertaram desse padrão. Curiosamente, podemos agradecer ao clitóris por essa liberdade: ele declarou independência do trato reprodutivo, saindo e se afastando do canal vaginal à medida que evoluímos.

Longa história curta? Os orgasmos não nos ajudam a ovular e também não nos impedem de ovular.

A masturbação afeta a fertilização e a implantação?

Não há razão fisiológica para acreditar que a masturbação possa afetar a fertilização e a implantação – e qualquer pesquisa nessa área envolve principalmente relações sexuais entre parceiros em vez de masturbação.

Os únicos dados tangencialmente relacionados que temos são em torno do orgasmo (que pode resultar da masturbação), aumentando as chances de conceber. Embora os cientistas tenham teorizado que a ocitocina liberada dos orgasmos poderia ajudar a reter melhor os espermatozóides e melhorar a concepção, esses níveis de oxitocina eram 60 vezes maiores do que são pós-orgasmo – o que significa que não sabemos qual efeito esse hormônio poderia ter nos estágios que se sucedem depois do orgasmo.

A masturbação afeta a saúde sexual?

Existem muitos mitos sobre a masturbação ser prejudicial à sua saúde (como que pode levar à cegueira ou insanidade). Entretanto, se existe algo que a masturbação pode beneficiar é a saúde sexual.

A atividade sexual em geral é elogiada por ajudar a reduzir o estresse, melhorar a autoestima e melhorar a saúde cardiovascular, entre muitas outras vantagens. Na verdade, em torno da menopausa, a atividade sexual (incluindo a masturbação) pode ser recomendada para ajudar a proteger contra a atrofia vaginal.

Aqui estão alguns dos benefícios da masturbação que estudos revelaram ao longo dos anos:

  • Em uma revisão sistemática de 2018, os pesquisadores descobriram que a masturbação tem função protetora contra a disfunção sexual em países altamente desenvolvidos como os EUA.
  • Em uma pesquisa com mais de 2.000 mulheres, aquelas que usavam vibradores eram mais propensas a fazer exames ginecológicos regulares e também foram classificadas com melhores indicadores de função sexual (ou seja, desejo, lubrificação, orgasmo).
  • A masturbação dirigida é usada regularmente para ajudar as mulheres com distúrbios orgásmicos a aprender a atingir o ápice do prazer sexual.

A masturbação afeta a gravidez?

O fato de que as mulheres grávidas podem (e geralmente atingem) o orgasmo durante a gravidez é mais uma evidência da independência do prazer sexual em relação à fertilidade.

É comum pensar que os orgasmos, que induzem as contrações uterinas, podem ajudar a induzir o parto. No entanto, quando essa teoria foi testada em um grupo de 210 mulheres grávidas que precisavam de indução do parto, aquelas que tiveram relações sexuais antes do parto não tiveram mais probabilidade de entrar em trabalho de parto do que aquelas que não fizeram sexo. 

Tenha todos os orgasmos que você desejar durante a gravidez – contanto que você não esteja sangrando ou em trabalho de parto prematuro, isso é absolutamente seguro.

A masturbação durante a gravidez não deve ser um problema, mas se você tiver alguma dúvida, é melhor consultar seu médico de confiança antes de qualquer tipo de penetração vaginal.

Para resumir tudo: a masturbação causa infertilidade? Não!

Não há razão científica para acreditar que a masturbação feminina possa ter algum efeito negativo na fertilidade ou causar infertilidade. Nem causa quaisquer outros efeitos prejudiciais que você possa ter ouvido antes. Na verdade, há mais motivos para acreditar que o prazer próprio é bom para sua saúde geral, sexual e reprodutiva a longo prazo.

A evolução humana nos presenteou com a capacidade de ter uma vida sexual prazerosa (com ou sem parceria) sem consequências reprodutivas.

Então por que não aproveitar?

Masturbação e Fertilidade

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter