Mães x Verão x Crianças – Orientação Geral

PRIMEIRO CUIDADO

Não descuidar de hidratar as crianças: água, água de coco (direto do próprio), suco de laranja e de outras frutas;

SEGUNDO

Primar por uma dieta menos gordurosa (poupar frituras, produtos industrializados que contenham muito sal, espessantes, conservantes, etc ), cereais ,legumes e tubérculos cozidos e não refogados, verduras frescas (e bem lavadas);

TERCEIRO

Seguir os horários habituais da casa ,evitando oferecer “petiscos” fora deles; guloseimas limitadas quanto à quantidade, ao horário(longe das principais refeições) e à procedência.

QUARTO

Verificar cuidadosamente o momento de oferecer guloseimas; p.ex. não fazê-lo no pico da temperatura do dia: salgadinho ao meio-dia na praia, chocolate de procedência ignorada nesse mesmo horário, etc.

QUINTO

Outro ponto importante protetor solar. Use-o para as crianças particularmente depois de um ano de idade, com a frequência que a entrada na água permitir; não deixe penetrar nos olhos; se isto ocorrer, lave-os com água limpa. O fator de Proteção deverá ser tanto maior quanto mais clara for a pele da criança. A melhor exposição ao sol, deverá ocorrer no período de até 10 horas(horário normal); nas crianças muito jovens (menos de um ano, p.ex.)não expô–las além das 9 horas.

OUTROS PONTOS IMPORTANTES

Cuidado com a lâmina da água (mar ou piscina): o raio solar atinge a lâmina e reflete atingindo as pessoas mesmo aquelas protegidas no guarda-sol, tendas abertas, etc.

Use de preferência roupas de algodão ou derivados, trocando-as com frequência.

Banhos de água de torneira (não vale piscina ou mar) devem ser dados também com frequência.

Passeios e viagens: importante para a criançada; sempre preferir o período matutino e de curta duração. Poderá repeti-los deixando sempre um intervalo para descanso da família!

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