Menu

Infertilidade: O Fator Ovariano


Quando a infertilidade ocorre por causa do fator ovariano, as principais causas são: a falta de ovulação (anovulação crônica), onde a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOMP) é o exemplo mais comum; e a menopausa precoce, também denominada de falência ovariana precoce (FOP).
Após a ovulação, os ovários começam a produzir grande quantidade de progesterona. Quando o ciclo é normal, ou seja, quando houve ovulação, o nível deste hormônio chega ao pico sete dias depois.

Seu médico pode querer medir o nível sérico de progesterona nesse período fazendo um exame de sangue, geralmente entre o 19º e o 23º dia do ciclo de 28 dias. Isto seria uma forma de saber se você está ovulando.

Se não estiver ovulando, a mulher pode receber medicamentos que estimulam a ovulação. Cerca de 80% das mulheres que tomam essas substâncias começam a ovular regularmente, e se não houver outro fator envolvido, cerca de metade fica grávida depois da terceira indução. Se os medicamentos orais falharem, podem ser prescritas injeções mais potentes.

Se a quantidade de progesterona produzida pelo ovário for insuficiente e não estiver agindo sobre o endométrio, há um problema chamado de defeito na fase lútea, que pode ser tratado com administração de progesterona via oral ou via vaginal ou indutores de ovulação.

Uma maneira eficaz de acompanhar a ovulação é através de exames seriados de ultra-sonografia transvaginal. Assim, você vai seguir, durante o ciclo, o desenvolvimento do folículo (uma pequena bolha d’água situada no ovário, que contém o óvulo). O exame de ultra-som pode fazer uma previsão, com antecedência de 36 horas, do momento oportuno da ruptura dos folículos e liberação do óvulo para ser fertilizado na tuba.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sinéquias Uterinas

A decisão de ter um filho é muito importante, porém muitas vezes surgem empecilhos na realização desse sonho e alguns casais enfrentam dificuldades para engravidar.

Leia Mais »