Fertilidade e idade

Fertilidade e idade são fatores totalmente relacionados

A fertilidade é algo que vai diminuindo ao longo dos anos. Estima-se que aos 30 anos, as chances de uma mulher engravidar num determinado mês são de 20%, enquanto aos 40, são de apenas 5%.

A Polonesa Bozena Skulska, 44 anos, deu à luz Kacper, com 7,130 quilos e 66 centímetros.

Mesmo com técnicas avançadas, como a fertilização in vitro, a fertilidade mostra-se diminuída e as chances de aborto aumentam. Há várias explicações para essa mudança, incluindo alterações nos ovários e na capacidade de produzir óvulos de qualidade. Por volta dos 40 anos, a mulher está mais sujeita a desenvolver alguns distúrbios ginecológicos, como por exemplo a endometriose, problema que afeta a fertilidade.

O homem também perde parte de sua capacidade reprodutiva com a idade, apesar da mudança não ser tão abrupta como acontece com o sexo feminino, com a menopausa. O testículo tende a ficar ligeiramente menor com o tempo, assim como o formato e a mobilidade dos espermatozoides também tendem a declinar. Há ainda uma leve redução nos níveis de testosterona (o hormônio responsável pelas características masculinas), o que pode afetar a libido e a ereção. Tudo isso acontece não apenas pela idade em si, mas também por problemas de saúde que podem aparecer com a maturidade. Apesar dessas mudanças, muitos homens com 60 e 70 anos continuam gerando filhos com parceiras mais novas.

Mãe de Ana, 9 anos, Silvia Popovic, 54, engravidou após tratamento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Você pode se interessar:

Causas menos conhecidas da infertilidade

Causas menos conhecidas da infertilidade

Conheça algumas causas menos conhecidas da infertilidade feminina e masculina Quando a infertilidade ocorre, hipóteses sobre as possíveis causas são levantadas pelos médicos para, em

Exercícios Físicos Seguros para Gestantes

Exercícios físicos para gestantes

Algumas dicas sobre exercícios físicos seguros para gestantes Uma rotina equilibrada de exercícios físicos durante a gestação auxilia na prevenção de diabetes e pré-eclâmpsia, além