Idade da mulher, idade do óvulo e idade do útero

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

A idade da mulher é um dos principais fatores que devem ser considerados para o sucesso da gestação – seja por meios naturais ou por fertilização in vitro – FIV. Na realidade o que conta é a idade do óvulo e não necessariamente a idade da mulher. Mas a idade da mulher e a idade do óvulo não são a mesma? A resposta é sim, mas precisamos levar dois fatores em consideração.
O primeiro deles é que hoje muitas mulheres deixam a maternidade de lado em detrimento da carreira profissional e congelam os seus óvulos. Logo se uma mulher com 40 anos, por exemplo, faz tratamento de FIV utilizando o seu óvulo coletado e congelado quando ela tinha 30 anos, as chances de sucesso são maiores.
O segundo fator diz respeito às mulheres inférteis ou com mais idade que dependem da doação de óvulos para obter a gestação. “Observamos mulheres com mais de 50 anos que ficam grávidas. Isso pode acontecer, pois no tratamento de fertilização in vitro utilizamos óvulos mais jovens. O útero de uma mulher com mais de 50 anos pode aceitar a gestação quando um óvulo mais jovem é utilizado na FIV”, explica o especialista em reprodução humana e diretor da Clínica FGO, Flávio Garcia de Oliveira.

CURIOSIDADES

Você sabia que a mulher já nasce com um estoque de óvulos para toda a sua vida fértil? A menopausa chega quando este estoque de óvulos acaba e a mulher não pode mais engravidar naturalmente!

Canal da Clínica FGO no YouTube

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Você pode se interessar:

As Fases do Leite Materno

As Fases do Leite Materno

Neste artigo você pode compreender melhor as fases do leite materno A maioria das pessoas sabe dos múltiplos benefícios da amamentação, que incluem o estímulo

O Maravilhoso Clitóris

O Maravilhoso Clitóris

Conheça nesse artigo as possibilidades e vantagens de explorar o clitóris. As mulheres possuem em seu corpo o único órgão feito exclusivamente para o prazer.

Gravidez após os 40 anos

Gravidez após os 40 anos

Conheça mais sobre os detalhes da gravidez depois dos 40 anos Nas últimas décadas o papel da mulher na sociedade mudou de maneira considerável. Os