Gestação múltipla: cuidados e alegria multiplicados

Gestação múltipla: cuidados e alegria multiplicados

Gestação múltipla é cada vez mais comum, principalmente por causa do crescente número de mulheres que recorrem aos tratamentos de infertilidade.

Existem dois tipos de gestações múltiplas:

A de gêmeos univitelinos, ou idênticos, que ocorre quando o óvulo fecundado pelo mesmo espermatozoide se divide e dá origem a dois ou mais bebês, sempre do mesmo sexo e muito parecidos; e a dos chamados gêmeos polivitelinos, ou fraternos, quando mais de um óvulo é fecundado por espermatozoides diferentes, os bebês gerados compartilham até 50% de informação genética e podem ou não ser do mesmo sexo e ter ou não o mesmo fator sanguíneo.

A gestação múltipla é considerada de risco e requer vários cuidados, pois o organismo feminino está preparado para receber apenas um bebê por gestação. O peso extra exige mais dos ossos e articulações e boa parte dele deve ser adquirido até o sétimo mês de gestação, pois a gestante de múltiplos terá dificuldade em se alimentar nos últimos meses da gravidez. As consultas durante o pré-natal precisam ocorrer com maior freqüência para que o obstetra possa realizar exames e assegurar que está tudo bem com a mãe e os bebês. Os riscos de a mãe desenvolver pressão alta e diabetes gestacional são maiores e os sintomas da gravidez (náuseas, cansaço e indisposição matinal) também são mais acentuados.

A cada bebê a mais dentro do útero o período gestacional diminui cerca de 3 semanas e geralmente os bebês nascem menores que o normal. A barriga de uma gestante de apenas um bebê de 8 meses tem o mesmo tamanho da barriga de uma gestante de trigêmeos de 5 meses.

Mas como tudo na gestação de múltiplos acaba se multiplicando, com certeza você terá motivos extras para comemorar, afinal as doses de alegria que você vai ter ao ver seus bebês sorrindo e crescendo saudáveis serão multiplicadas por dois, por três, por quatro… (melhor parar por aqui!)

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter