Fertilidade Feminina e Estilo de Vida

Fertilidade Feminina

A Fertilidade Feminina e as escolhas do estilo de vida podem afetar a capacidade de concepção de uma mulher. Considere alguns passos simples se você deseja engravidar.

Caso você queira gerar um bebê, pode estar se perguntando sobre sua fertilidade e se pode melhorá-la. Alguns fatores podem estar além do seu controle, como problemas médicos que afetam a capacidade de engravidar, mas suas escolhas de estilo de vida também podem afetar sua fertilidade.

Aqui está o que você precisa saber para promover e proteger sua fertilidade.

O que é fertilidade feminina?

A fertilidade feminina é a capacidade da mulher de conceber um filho biológico. Você e seu parceiro podem questionar sua fertilidade caso estejam tentando engravidar de sexo frequente e sem métodos contraceptivos por pelo menos um ano – ou pelo menos seis meses se você tiver mais de 35 anos – sem sucesso.

O que causa problemas de fertilidade feminina?

Vários problemas médicos podem contribuir para problemas de fertilidade feminina, incluindo:

  • Distúrbios da ovulação, que afetam a liberação de óvulos dos ovários. Estes incluem distúrbios hormonais, como síndrome dos ovários policísticos, hiperprolactinemia e problemas de tireoide (hipertireoidismo ou hipotireoidismo).
  • Anormalidades uterinas ou cervicais, como pólipos ou miomas no útero.
  • Dano ou bloqueio da trompa de Falópio, que geralmente é causado por doença inflamatória pélvica.
  • Endometriose, que ocorre quando o tecido que normalmente reveste o interior do útero cresce fora dele.
  • Insuficiência ovariana primária (menopausa precoce), que ocorre quando os ovários param de funcionar e a menstruação termina antes dos 40 anos.
  • Aderências pélvicas – faixas de tecido cicatricial que unem os órgãos após infecção pélvica, apendicite ou cirurgia abdominal ou pélvica.
  • Condições médicas associadas à ausência de menstruação, como diabetes mal controlada, doença celíaca e algumas doenças autoimunes, como lúpus.

A idade também desempenha um papel. Atrasar a gravidez pode diminuir a probabilidade de engravidar. Um declínio na quantidade e qualidade de seus óvulos com o avançar da idade torna mais difícil a concepção.

O que posso fazer para promover a fertilidade feminina?

As escolhas de estilo de vida saudáveis ​​podem ajudá-la a promover a fertilidade. Tome medidas para:

  • Manter um peso saudável. Estar acima do peso ou significativamente abaixo do peso pode inibir a ovulação normal.
  • Previna infecções sexualmente transmissíveis. Infecções como clamídia e gonorreia são uma das principais causas de infertilidade nas mulheres.
  • Evite o turno da noite, se possível. Trabalhar regularmente no turno da noite pode aumentar o risco de infertilidade, possivelmente por afetar a produção de hormônios. Se você trabalha no turno da noite, tente dormir o suficiente quando não estiver trabalhando.

Embora o estresse não impeça você de engravidar, considere minimizar o estresse e praticar métodos saudáveis ​​de enfrentamento – como técnicas de relaxamento – quando estiver tentando engravidar.

O que precisamos prestar mais atenção?

Escolhas de estilo de vida saudáveis ​​também contam aqui. Para proteger sua fertilidade:

  • Não fume. O uso de tabaco está associado a menor fertilidade. Fumar envelhece seus ovários e esgota seus óvulos prematuramente. Se você fuma, peça ao seu médico para ajudá-la a parar.
  • Limite a quantidade de álcool que você bebe. Beber bastante está associado a um risco aumentado de distúrbios da ovulação. Se você gostaria de engravidar, evite o álcool completamente. A abstinência na concepção e durante a gravidez é geralmente recomendada porque um nível seguro de consumo de álcool fetal não foi estabelecido.
  • Controle a cafeína. A fertilidade feminina não parece ser afetada pela ingestão de cafeína abaixo de 200 miligramas por dia. Considere limitar a ingestão dessa substância a uma ou duas xícaras de café por dia.
  • Desconfie de exercícios excessivos. Muita atividade física vigorosa pode inibir a ovulação e reduzir a produção do hormônio progesterona. Se você tem um peso saudável e está pensando em engravidar em breve, considere limitar a atividade física vigorosa a menos de cinco horas por semana.
  • Evite a exposição a toxinas. Poluentes e toxinas ambientais – como pesticidas, solventes de lavagem a seco e chumbo – podem afetar adversamente a fertilidade.

Conclusão

Se você está pensando em engravidar e está preocupada com o impacto de suas escolhas de estilo de vida em sua fertilidade, consulte seu médico. Ele pode ajudá-lo a identificar maneiras de melhorar sua fertilidade e aumentar suas chances de engravidar.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter