Menu

Está chegando a hora do parto?

Como interpretar os sinais e saber que está chegando a hora do parto?

A partir do quinto ou sexto mês de gestação, podem ocorrer algumas contrações. Isto é normal, mas é preciso saber diferenciar estímulos normais da gravidez das contrações que podem anunciar a chegada do bebê. Contrações uterinas, sem ritmo e que raramente são acompanhadas de dor são chamadas de contrações de Braxton-Hicks. Nos dois últimos meses, estes sinais vão se tornando mais intensos e podem até provocar cólicas leves para preparar o útero (que é um músculo) para a hora do parto.

Se você perceber que as contrações são mais freqüentes (com intervalo inferior a 10 minutos) e mais intensas (cada contração dura cerca de 1 minuto), provavelmente está chegando a hora do parto!

Durante o trabalho de parto, as contrações vêm em intervalos menores, com intensidade muito maior e, na maioria das vezes, são doloridas. Entre uma contração e outra as dores passam, permitindo que a mãe se recupere e faça exercícios respiratórios para suportar a próxima contração. Logo após o parto, as contrações continuam até que a placenta e o cordão umbilical sejam eliminados.

Na dúvida, entre em contato imediatamente com seu obstetra ou com a maternidade. O médico pode orientá-la sobre as providências que devem ser tomadas.

Na prática:

O que é uma contração?
As contrações ocorrem quando o músculo uterino se contrai e, logo após, relaxa. Estas contrações vão e vêm e podem estar acompanhadas de dores na barriga e na parte superior de suas pernas.

Como perceber uma contração
Sinta a parte superior de seu abdômen enquanto está deitada, apoiada sobre seu lado esquerdo. Se estiver macio, não é uma contração, e você consegue apertar a ponta de seus dedos para dentro de seu ventre com facilidade. Se estiver duro, então é uma contração e você não consegue apertar a ponta de seus dedos para dentro do ventre.

Para saber quando o abdômen está duro ou mole, você pode compará-lo ao músculo do braço, fazendo o seguinte teste: feche a mão com força e sinta o músculo do braço (aspecto enrijecido / duro); abra a mão e sinta novamente mente o músculo do braço (aspecto relaxado / mole).

Passos da auto-apalpação
A auto-apalpação é uma forma muito útil para você saber se pode entrar em trabalho de parto antes da hora. Siga estes passos uma vez ao dia ou quando tiver algum sinal. Comece por volta da 24ª semana.
– Tome de 1 a 2 copos de água, suco ou leite.
– Vá ao banheiro (urine).
– Encoste-se de lado, usando almofadas para apoiar-se.
– Coloque a ponta dos dedos na parte superior de sua barriga.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Você pode se interessar:

Síndrome da Hiperestimulação Ovariana

Síndrome da Hiperestimulação Ovariana

A Síndrome da Hiperestimulação Ovariana (SHO) é o efeito colateral mais comum da estimulação ovariana. Qualquer que seja a técnica de reprodução humana assistida, coito

Novembro Azul

Novembro Azul

Começou o Novembro Azul, um movimento internacional para sensibilizar a população sobre os perigos do câncer de próstata e estimular a prevenção e diagnóstico da

Tabagismo e Infertilidade

Tabagismo e Infertilidade

Saiba mais sobre a relação entre tabagismo e infertilidade Fumar é um péssimo hábito para a saúde, isso todos sabem. Entretanto, o que muitas pessoas

Cálculo de Ovulação

Técnicas para cálculo de ovulação

Cálculo de ovulação: conheça algumas técnicas para aumentar as chances de engravidar Para a ciência, um casal é considerado infértil quando, depois de um ano