Endometriose – Diagnóstico

Endometriose – Diagnóstico

O diagnóstico da endometriose não pode ser feito apenas pela análise dos sintomas. Confira abaixo as maneiras de diagnosticar a doença:

Exame pélvico

Alguns achados no exame pélvico podem fazer com que o seu médico suspeite de endometriose. Um sinal forte é a presença de nódulos sobre o ligamento utero-sacral, que o médico pode sentir durante um exame vaginal e retal. Os nódulos são sempre sensíveis ao toque. Um ovário aumentado pode indicar a doença, especialmente se o médico perceber que ele está fixo na posição. Ocasionalmente, os implantes podem ser visíveis na vagina ou no canal cervical.

Laparoscopia

A laparoscopia, um procedimento cirúrgico que permite ao médico ver a parte interna da pelve e checar os órgãos reprodutivos, pode detectar a endometriose. Durante o exame, um telescópio fino é inserido na cavidade abdominal por meio de uma pequena incisão perto do umbigo. Olhando pelo laparoscópio, o cirurgião consegue ver a superfície do útero, as tubas uterinas e outros órgãos e assim, confirmar a presença da endometriose e verificar sua extensão.
Em alguns casos, o médico pode decidir tratar a endometriose durante a própria laparoscopia, drenando o excesso de líquido e depois cortando o tecido cicatrizado ou pode queimar ou vaporizar o tecido endometriótico com laser.

Outros procedimentos diagnósticos

Em casos especiais, podem ser utilizados métodos de imagem, como ultra-som, tomografia computadorizada ou ressonância magnética para ter mais informações sobre a extensão da doença. Estes procedimentos podem detectar cistos ou líquido entre os ovários e são geralmente feitos em hospitais ou centros especializados em imagem.

Exames de sangue para a endometriose

Estudos recentes têm indicado que as mulheres com endometriose apresentam níveis altos de uma substância chamada CA125 no sangue. Pesquisas indicam que os níveis aumentam conforme a doença se agrava. Mas, infelizmente, esse exame não é específico e pode ser positivo em outras doenças, como miomas, infecções, cirurgias recentes e câncer. E como nem todas as mulheres com endometriose têm o exame CA125 positivo, especialmente aquelas que estão em estágio leve, este exame não pode ser conclusivo.

Não perca informações sobre os tratamentos da endometriose na próxima edição deste boletim!

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter