Durma bem, futura mamãe!

Durma bem, futura mamãe!

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

No início da gestação, a mulher pode sentir-se cansada, indisposta e com um sono muitas vezes quase incontrolável. Mas isso não deve ser motivo para preocupação, afinal o corpo da futura mamãe vai passar por diversas transformações durante o desenvolvimento do bebê e um dos reflexos é o sono.

Quando chega o segundo trimestre, esse sono que antes parecia incontrolável pode até mesmo sumir. Muitas mulheres chegam a sofrer de insônia, que pode ter origem na ansiedade e também nas alterações hormonais e da rotina.

Pensando que o melhor remédio é dormir bem sempre que possível, muitas futuras mamães podem pensar: “Mas como posso conseguir dormir bem com a barriga enorme, as costas doendo e a vontade constante de urinar?”

Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar a dormir feito um bebê:

– Para um bom sono, independente de estar grávida, o ideal é que você durma em um quarto arejado, escuro e tranquilo, que as roupas de cama estejam limpas e macias e que o pijama ou camisola sejam confortáveis.

– Tomar um banho quente antes de deitar relaxa o corpo e também a mente. Aproveite este tempo para relaxar e deixar ir embora toda a agitação.

– Evite praticar atividades que possam fazer você perder o sono. O ideal é ler um livro, ou até mesmo assistir algo na TV, mas desde que seja algo tranquilo, que não vá te despertar.

– O travesseiro deve ser macio e adequado. Usar um travesseiro no meio das pernas ou nas costas ou ainda como apoio da barriga garante uma posição mais confortável. Procure dormir de lado.

– A alimentação, além de fundamental para o bom desenvolvimento do bebê, também pode interferir na qualidade do sono. É importante manter uma dieta saudável e sem exageros. Uma boa dica para quem tem náuseas e queimação é não ingerir leite antes de dormir, pois ele pode piorar os sintomas, dificultando o sono.

– A prática de exercícios físicos, além de aumentar a disposição, ainda ajuda a melhorar a circulação, reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo alongamento e relaxamento.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter