Durma bem, futura mamãe!

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

No início da gestação, a mulher pode sentir-se cansada, indisposta e com um sono muitas vezes quase incontrolável. Mas isso não deve ser motivo para preocupação, afinal o corpo da futura mamãe vai passar por diversas transformações durante o desenvolvimento do bebê e um dos reflexos é o sono.

Quando chega o segundo trimestre, esse sono que antes parecia incontrolável pode até mesmo sumir. Muitas mulheres chegam a sofrer de insônia, que pode ter origem na ansiedade e também nas alterações hormonais e da rotina.

Pensando que o melhor remédio é dormir bem sempre que possível, muitas futuras mamães podem pensar: “Mas como posso conseguir dormir bem com a barriga enorme, as costas doendo e a vontade constante de urinar?”

Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar a dormir feito um bebê:

– Para um bom sono, independente de estar grávida, o ideal é que você durma em um quarto arejado, escuro e tranquilo, que as roupas de cama estejam limpas e macias e que o pijama ou camisola sejam confortáveis.

– Tomar um banho quente antes de deitar relaxa o corpo e também a mente. Aproveite este tempo para relaxar e deixar ir embora toda a agitação.

– Evite praticar atividades que possam fazer você perder o sono. O ideal é ler um livro, ou até mesmo assistir algo na TV, mas desde que seja algo tranquilo, que não vá te despertar.

– O travesseiro deve ser macio e adequado. Usar um travesseiro no meio das pernas ou nas costas ou ainda como apoio da barriga garante uma posição mais confortável. Procure dormir de lado.

– A alimentação, além de fundamental para o bom desenvolvimento do bebê, também pode interferir na qualidade do sono. É importante manter uma dieta saudável e sem exageros. Uma boa dica para quem tem náuseas e queimação é não ingerir leite antes de dormir, pois ele pode piorar os sintomas, dificultando o sono.

– A prática de exercícios físicos, além de aumentar a disposição, ainda ajuda a melhorar a circulação, reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo alongamento e relaxamento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Você pode se interessar:

Causas menos conhecidas da infertilidade

Causas menos conhecidas da infertilidade

Conheça algumas causas menos conhecidas da infertilidade feminina e masculina Quando a infertilidade ocorre, hipóteses sobre as possíveis causas são levantadas pelos médicos para, em

Exercícios Físicos Seguros para Gestantes

Exercícios físicos para gestantes

Algumas dicas sobre exercícios físicos seguros para gestantes Uma rotina equilibrada de exercícios físicos durante a gestação auxilia na prevenção de diabetes e pré-eclâmpsia, além