Doação de óvulos e espermatozoides para FIV

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

Casais em que a mulher não tenha a função ovariana preservada, ou o homem não seja capaz de produzir espermatozoides podem recorrer à doação de óvulos e espermatozoides para engravidar, através da Fertilização In Vitro (FIV). As doadoras de óvulos normalmente são pacientes jovens que estão em tratamento de FIV e passam pelo processo de estimulação para a produção dos óvulos. Com esta estimulação, o organismo produz um número maior de óvulos do que o necessário para o tratamento e os excedentes podem ser doados. Já a doação de espermatozoides é mais simples, pois não envolve procedimentos químicos.

Basta que o homem tenha entre 18 e 45 anos e não tenha doenças infecciosas e nem genéticas. O sêmen é recolhido e catalogado de acordo com as características físicas e sociais do doador para que fique à disposição para doação. No Brasil, o Conselho Federal de Medicina – CFM – por meio da Resolução Nº 1957/2010, proíbe que a doação de óvulos e espermatozoides tenha caráter lucrativo ou comercial. Além disso, não é permitida a doação entre familiares. Os dados dos doadores e receptores devem ser mantidos em sigilo absoluto e a escolha de doadores deve ser feita a partir da análise da semelhança física, imunológica e da máxima compatibilidade entre o doador e o receptor. As clínicas que trabalham com doação de ametas devem manter um registro com todas as características e amostras de material celular do doador. Apenas em caso de extrema necessidade, estes dados são informados somente aos médicos envolvidos, sempre resguardando a identidade civil do doador. Além disso, as clínicas devem manter o registro das gestações, para evitar que um doador tenha produzido mais que duas gestações, de sexos diferentes, numa área de um milhão de habitantes.

O CASAL PRECISA TER TOTAL CONSCIÊNCIA DAS LEIS E DE COMO FUNCIONA TODO O PROCESSO.

O acompanhamento de uma equipe especializada é fundamental, pois a orientação é muito importante neste processo delicado, que envolve sonhos e expectativas.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Você pode se interessar:

Causas menos conhecidas da infertilidade

Causas menos conhecidas da infertilidade

Conheça algumas causas menos conhecidas da infertilidade feminina e masculina Quando a infertilidade ocorre, hipóteses sobre as possíveis causas são levantadas pelos médicos para, em

Exercícios Físicos Seguros para Gestantes

Exercícios físicos para gestantes

Algumas dicas sobre exercícios físicos seguros para gestantes Uma rotina equilibrada de exercícios físicos durante a gestação auxilia na prevenção de diabetes e pré-eclâmpsia, além