Menu

Diversos fatores que podem atrapalhar a concepção natural

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

Vamos começar por um dos fatores que podem causar a infertilidade feminina – o fator tubário, que corresponde a 35% das causas de infertilidade.

As Trompas de Falópio (Tubas Uterinas) são estruturas tubulares localizadas em cada lado do útero e são responsáveis por levar os espermatozóides ejaculados dentro da vagina até o sítio de fertilização, um ponto de encontro situado dentro da própria tuba, próximo aos ovários.

As doenças mais comuns que obstruem este caminho dos espermatozóides até o óvulo, impedindo a fertilização são:

● a doença inflamatória pélvica, também conhecida com DIP;
● a hidrossalpinge, que é a dilatação das tubas após infecção;
● e a endometriose, uma doença causada pela retenção de sangue menstrual dentro do abdome após a menstruação.

Para saber se a infertilidade não está relacionada a problemas com as Tubas Uterinas, é preciso checar a permeabilidade tubária através de exames, como:

● a histerossalpingografia (HSG) – um raio-x especial com contraste que acusa algum possível bloqueio nas tubas;
● e a laparoscopia – um procedimento cirúrgico, que requer anestesia geral e internação hospitalar e que permite ao médico enxergar a parte interna dos órgãos femininos e saber se há aderências de tecido de fora da trompa que possam estar afetando o órgão.

Se a HSG está anormal, o médico pode então pedir uma laparoscopia. A HSG ou a laparoscopia isoladamente podem não dar o diagnóstico correto de um defeito nas tubas e, em alguns casos, é recomendado fazer os dois procedimentos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Faça sua Avaliação Gratuita

Nosso projeto consiste em fazer o primeiro atendimento sem nenhum custo em nossa clínica, onde você faz o agendamento, aguarda o contato de nossa equipe e vem preparada com todos os exames que já realizou para que o médico faça a avaliação do seu caso e escolha o melhor caminho a seguir.
Ovodoação. Como funciona?

Ovodoação. Como funciona?

Dr. Flávio Garcia de Oliveira No Brasil, esse procedimento não possui fins comerciais ou lucrativos, a doadora é anônima, a aparência da doadora e da

Leia Mais »