Dia das Crianças!

Como surgiu?

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou um projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. Em 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu dia 12 de outubro como o Dia das Crianças no Brasil, mas somente após 36 anos a data passou a ser comemorada.
No ano de 1955, com o objetivo de alavancar as vendas, a indústria de brinquedos Estrela lançou uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança”. O resultado foi tão excepcional que outras empresas passaram a incentivar a comemoração da data a partir de então para aumentar a venda dos brinquedos.

Um dia mundial…

A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o dia 20 de novembro como dia Mundial da Criança, pois nesta data foi oficializada a Declaração dos Direitos da Criança, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em 1959. Embora vários países comemorem a data de acordo com o estabelecido pela ONU, as comemorações variam de um país para o outro.

Curiosidade…

Você sabia que no Japão o Dia das Crianças tem duas datas?
Para os meninos, a comemoração acontece dia 5 de maio, Dia dos Meninos (Tango no Sekku). Nesta data, as famílias exibem capacetes de guerra tradicionais, para que as crianças cresçam fortes e saudáveis.
Já o Dia das Meninas (Hina Matsuri) é comemorado dia 3 de março, quando as famílias com filhas organizam exposições de bonecas, que representam a antiga corte imperial.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Você pode se interessar:

Causas menos conhecidas da infertilidade

Causas menos conhecidas da infertilidade

Conheça algumas causas menos conhecidas da infertilidade feminina e masculina Quando a infertilidade ocorre, hipóteses sobre as possíveis causas são levantadas pelos médicos para, em

Exercícios Físicos Seguros para Gestantes

Exercícios físicos para gestantes

Algumas dicas sobre exercícios físicos seguros para gestantes Uma rotina equilibrada de exercícios físicos durante a gestação auxilia na prevenção de diabetes e pré-eclâmpsia, além