Dia das Crianças!

Dia das Crianças!

Como surgiu?

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou um projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. Em 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu dia 12 de outubro como o Dia das Crianças no Brasil, mas somente após 36 anos a data passou a ser comemorada.
No ano de 1955, com o objetivo de alavancar as vendas, a indústria de brinquedos Estrela lançou uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança”. O resultado foi tão excepcional que outras empresas passaram a incentivar a comemoração da data a partir de então para aumentar a venda dos brinquedos.

Um dia mundial…

A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o dia 20 de novembro como dia Mundial da Criança, pois nesta data foi oficializada a Declaração dos Direitos da Criança, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em 1959. Embora vários países comemorem a data de acordo com o estabelecido pela ONU, as comemorações variam de um país para o outro.

Curiosidade…

Você sabia que no Japão o Dia das Crianças tem duas datas?
Para os meninos, a comemoração acontece dia 5 de maio, Dia dos Meninos (Tango no Sekku). Nesta data, as famílias exibem capacetes de guerra tradicionais, para que as crianças cresçam fortes e saudáveis.
Já o Dia das Meninas (Hina Matsuri) é comemorado dia 3 de março, quando as famílias com filhas organizam exposições de bonecas, que representam a antiga corte imperial.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter