Menu

O Desenvolvimento do Bebê no Primeiro Mês

Das mudanças que acontecem no primeiro mês de vida do bebê, podemos destacar duas que são as que os pais conseguem acompanhar melhor: a visão e a audição.

Durante o primeiro mês você vai perceber que seu filho gosta de olhar objetos que estejam posicionados entre 20 e 40 cm de distância dos seus olhos. Ao término deste período ele já será capaz de aumentar essa distância para 90 cm.

Ao mesmo tempo, aos poucos ele vai aprender a seguir objetos em movimento. Você pode estimulá-lo movendo a sua cabeça vagarosamente de um lado para o outro enquanto você o segura olhando para você.
Desenhos contrastantes, como figuras em preto e branco, listras, desenhos de xadrez, desenhos simples de rostos e objetos bem coloridos vão atrair bastante a atenção do pequeno, que nesta idade ainda não consegue diferenciar cores similares, como verde e turquesa, por exemplo.

Quanto à audição, no primeiro mês o bebê costuma prestar muita atenção em vozes humanas, especialmente as que falam num tom suave e em “linguagem de bebê”.

Lembre-se sempre que o ouvido da criança é sensível a diferentes níveis de ruído. Provavelmente ele não vai gostar de lugares barulhentos e, quando exposto a sons muito altos, pode até chorar.

Nesta fase, além de já ouvir bem, o bebê poderá até se lembrar de sons que ouvia ainda durante a gravidez, como músicas que a mãe escutava e até mesmo histórias que ele ouvia repetidamente. Aos poucos ele será capaz de se virar na direção de vozes e sons.

Obviamente, o desenvolvimento do bebê é muito particular. Talvez o seu bebê demore um pouco mais ou apresente um desenvolvimento mais acelerado. O importante é curtir cada fase e procurar sempre o pediatra em caso de alguma dúvida.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Você pode se interessar:

Diferença entre FIV e ICSI

Diferença entre FIV e ICSI

Conheça, neste artigo, a diferença entre FIV x ICSI As técnicas de reprodução humana assistida são alternativas para casais que apresentam algum problema em engravidar

Síndrome da Hiperestimulação Ovariana

Síndrome da Hiperestimulação Ovariana

A Síndrome da Hiperestimulação Ovariana (SHO) é o efeito colateral mais comum da estimulação ovariana. Qualquer que seja a técnica de reprodução humana assistida, coito

Novembro Azul

Novembro Azul

Começou o Novembro Azul, um movimento internacional para sensibilizar a população sobre os perigos do câncer de próstata e estimular a prevenção e diagnóstico da

Tabagismo e Infertilidade

Tabagismo e Infertilidade

Saiba mais sobre a relação entre tabagismo e infertilidade Fumar é um péssimo hábito para a saúde, isso todos sabem. Entretanto, o que muitas pessoas