Como será o desenvolvimento do bebê

Como será o desenvolvimento do bebê

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

O desenvolvimento do bebê pode ser dividido em duas fases muito importantes do ponto de vista da intensidade de crescimento e da formação e amadurecimento dos sistemas e órgãos.

O período embrionário, que corresponde às primeiras nove semanas a partir do dia da concepção, é aquele em que todos os órgãos e sistemas se formam (organogênese). Nessa fase o bebê é chamado de embrião. É um período de intensa proliferação de células. Só para termos uma ideia, o bebê, que começou a se desenvolver a partir de duas células, chega ao final da quarta semana com milhões delas.
Essa é também a época de maior vulnerabilidade aos agentes teratogênicos – substâncias químicas ou meios físicos e biológicos causadores de malformações. Nesse período, a gestante deve tomar cuidados para não se expor a raios X, como, por exemplo no dentista; deve evitar a ingestão de substâncias ou remédios sabidamente provocadores dessas malformações, bem como deve evitar contato com doenças do tipo rubéola, toxoplasmose etc., também causadoras de malformações ao bebê.

O período fetal inicia-se a partir da 10ª semana pós-concepção e vai até o nascimento. Nessa etapa o bebê será chamado de feto e os órgãos já formados sofrerão um processo de crescimento e amadurecimento até se apresentarem em plenas condições de funcionamento, no final da gestação. De uma maneira geral, o bebê estará pronto para vir ao mundo com 40 semanas. Mas esse período varia entre 37 e 42 semanas.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter