Como será o desenvolvimento do bebê

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

O desenvolvimento do bebê pode ser dividido em duas fases muito importantes do ponto de vista da intensidade de crescimento e da formação e amadurecimento dos sistemas e órgãos.

O período embrionário, que corresponde às primeiras nove semanas a partir do dia da concepção, é aquele em que todos os órgãos e sistemas se formam (organogênese). Nessa fase o bebê é chamado de embrião. É um período de intensa proliferação de células. Só para termos uma ideia, o bebê, que começou a se desenvolver a partir de duas células, chega ao final da quarta semana com milhões delas.
Essa é também a época de maior vulnerabilidade aos agentes teratogênicos – substâncias químicas ou meios físicos e biológicos causadores de malformações. Nesse período, a gestante deve tomar cuidados para não se expor a raios X, como, por exemplo no dentista; deve evitar a ingestão de substâncias ou remédios sabidamente provocadores dessas malformações, bem como deve evitar contato com doenças do tipo rubéola, toxoplasmose etc., também causadoras de malformações ao bebê.

O período fetal inicia-se a partir da 10ª semana pós-concepção e vai até o nascimento. Nessa etapa o bebê será chamado de feto e os órgãos já formados sofrerão um processo de crescimento e amadurecimento até se apresentarem em plenas condições de funcionamento, no final da gestação. De uma maneira geral, o bebê estará pronto para vir ao mundo com 40 semanas. Mas esse período varia entre 37 e 42 semanas.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Você pode se interessar:

Causas menos conhecidas da infertilidade

Causas menos conhecidas da infertilidade

Conheça algumas causas menos conhecidas da infertilidade feminina e masculina Quando a infertilidade ocorre, hipóteses sobre as possíveis causas são levantadas pelos médicos para, em

Exercícios Físicos Seguros para Gestantes

Exercícios físicos para gestantes

Algumas dicas sobre exercícios físicos seguros para gestantes Uma rotina equilibrada de exercícios físicos durante a gestação auxilia na prevenção de diabetes e pré-eclâmpsia, além