Como se contam as semanas de gestação?

Dr. Flávio Garcia de Oliveira08/11/2012 15h00

Você pode até achar estranha a matemática utilizada por nós, obstetras, mas calcular as semanas de gestação requer uma conta um pouquinho diferente da tradicional. Mas fique tranquila, que isso não é porque a gente fugiu da escola na hora de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Como não dá para saber o dia e a hora exata em que houve o encontro do espermatozoide com o óvulo, exceção feita à gravidez obtida pela fertilização in vitro, quando se sabe, inclusive, os segundos em que ocorreu essa junção, utiliza-se um método de contagem diferente, mas que você vai gostar de conhecer e acompanhar. O método de contagem da idade gestacional começa mesmo antes de ter acontecido a concepção (fecundação).

Portanto para acompanhar as 40 semanas que serão relatadas no livro “Bebê a Bordo”- Guia para curtir a Gravidez a Dois -, é necessário contar a partir do primeiro dia da última menstruação. Aí vai ser o começo da primeira semana*. Nesta primeira semana, logicamente ainda não há bebê. O tão maravilhoso encontro das células masculina e feminina, que vai gerar uma nova vida, por essas contas, vai se dar no final da segunda semana, quando então o bebê aparecerá e passará por uma série de transformações. Ou seja, sempre que você encontrar em cada capítulo, o número da semana da gestação, lembre-se de que não estamos contando a partir do momento da concepção, e sim do momento do início da sua última menstruação. Exemplo:

● Semana 1 – duas semanas antes da concepção

● Semana 2 – uma semana antes da concepção

● Semana 3 – cerca de uma semana após a concepção

E assim por diante…

Você encontra essa e outras informações no livro “BEBÊ A BORDO”

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Você pode se interessar:

As Fases do Leite Materno

As Fases do Leite Materno

Neste artigo você pode compreender melhor as fases do leite materno A maioria das pessoas sabe dos múltiplos benefícios da amamentação, que incluem o estímulo

O Maravilhoso Clitóris

O Maravilhoso Clitóris

Conheça nesse artigo as possibilidades e vantagens de explorar o clitóris. As mulheres possuem em seu corpo o único órgão feito exclusivamente para o prazer.

Gravidez após os 40 anos

Gravidez após os 40 anos

Conheça mais sobre os detalhes da gravidez depois dos 40 anos Nas últimas décadas o papel da mulher na sociedade mudou de maneira considerável. Os