Menu

Como o tratamento da Varicocele pode ser um tratamento eficaz?

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

A causa identificável mais comum de infertilidade nos homens é a varicocele, um tipo de varizes que dificulta a drenagem dos testículos. Aproximadamente um terço dos homens inférteis que nunca tiveram filhos tem varicocele, e 65% dos homens que antes eram férteis, mas agora são inférteis, também possuem varicocele. Pacientes com varicocele possuem risco aumentado para o declínio progressivo da fertilidade.

Varicocele é como varizes nas pernas ou hemorroidas. Causa acúmulo de sangue no escroto e aumento na temperatura dos testículos. Mesmo um aumento de 1˚C na temperatura testicular pode ter efeitos adversos sobre a produção de espermatozoides e testosterona.

A boa notícia é que a varicocele é tratável. Dezenas de estudos foram publicados demonstrando os benefício da cirurgia de varicocele para melhorar a contagem de espermatozoides. No entanto, a reparação permanece controversa, especialmente para as pequenas varicoceles que não podem ser vistas ou sentidas em um exame físico. Estudos têm mostrado relativa melhora na qualidade do sêmen em varicoceles de grande porte operadas em comparação às menores.

Além disso, o benefício adicional de reparação da varicocele diminui os índices de fragmentação do DNA do esperma. Isso leva a melhores taxas de gravidez clínica e taxas de nascidos vivos, mesmo quando a fertilização in vitro com injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI) é empregada em casais inférteis em que o parceiro masculino possui varicocele clínica (a varicocele, que pode ser facilmente sentida pelo médico).

O reparo da varicocele tem outra função importante, pois os testículos têm duas finalidades: um é a produção do esperma, e o outro é a produção de testosterona. A testosterona é o hormônio masculino necessário para as características do sexo masculino, ereções, a força muscular, níveis de energia e saúde óssea.

Além do mais, os homens com azoospermia (ausência de espermatozoides no ejaculado) podem voltar a produzir quantidade de espermatozoides suficientes para a realização da ICSI. Por fim, irá melhorar os níveis de testosterona na maioria dos homens, sendo uma questão de saúde, além de infertilidade.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Você pode se interessar:

Síndrome da Hiperestimulação Ovariana

Síndrome da Hiperestimulação Ovariana

A Síndrome da Hiperestimulação Ovariana (SHO) é o efeito colateral mais comum da estimulação ovariana. Qualquer que seja a técnica de reprodução humana assistida, coito

Novembro Azul

Novembro Azul

Começou o Novembro Azul, um movimento internacional para sensibilizar a população sobre os perigos do câncer de próstata e estimular a prevenção e diagnóstico da

Tabagismo e Infertilidade

Tabagismo e Infertilidade

Saiba mais sobre a relação entre tabagismo e infertilidade Fumar é um péssimo hábito para a saúde, isso todos sabem. Entretanto, o que muitas pessoas

Cálculo de Ovulação

Técnicas para cálculo de ovulação

Cálculo de ovulação: conheça algumas técnicas para aumentar as chances de engravidar Para a ciência, um casal é considerado infértil quando, depois de um ano