As Chances de Engravidar de Acordo Com a Idade

Elaboramos este artigo para explicar como as chances de engravidar estão relacionadas à faixa etária da mulher.

O estudo da reprodução humana indica que existe uma relação direta entre o potencial de fertilidade feminino e as diferentes faixas etárias.

Por isso, quando surgem dificuldades para engravidar, um dos diversos fatores que precisa ser levado em consideração é a idade da mulher.

A fertilidade feminina e as chances de engravidar

As mulheres nascem com uma determinada quantidade de folículos (que na fase adulta darão origem aos óvulos) que recebe o nome de reserva ovariana.

Nesse “estoque” de gametas não há possibilidade de reposição, pois o sistema reprodutor feminino não possui os recursos necessários para produzir novos folículos. A reserva ovariana é, portanto, finita.

Conforme o tempo passa essa reserva fica menor e, por volta dos 35 anos, ocorre um declínio acentuado na quantidade dos folículos disponíveis até a chegada da última menstruação, conhecida como menopausa, e que geralmente acontece na faixa dos 50 anos de idade.

Depois dessa fase a mulher perde a função ovulatória e, portanto, sua fertilidade.

Assim sendo, a reserva ovariana desempenha um papel fundamental quando o assunto é gravidez e técnicas de reprodução humana assistida. Afinal, quanto mais óvulos saudáveis disponíveis, maiores as chances de fecundação ou êxito dos tratamentos de fertilidade.

Conforme a idade da mulher aumenta e a quantidade de óvulos diminui, a tendência é que as taxas de sucesso de fecundação sejam menores. Além do que, a probabilidade dos gametas apresentarem algum tipo de problema que venha a causar alterações cromossômicas no embrião é bem maior depois dos 35 anos.

Doenças ginecológicas como pólipos, miomas uterinos e endometriose são outros fatores que comprometem as chances de gravidez e, geralmente, essas doenças acometem mulheres com mais de 30 anos de idade.

As probabilidades de engravidar de acordo com a faixa etária

Ao levarmos em consideração todos os aspectos citados anteriormente sobre a fertilidade feminina, é possível estabelecer grupos etários e suas respectivas chances de gravidez:

  • Entre 25 e 30 anos:

Chances de engravidar por mês de tentativa: 18%

Probabilidade de engravidar no período de 1 ano: 85%

  • Entre 31 e 35 anos:

Chances de engravidar dentro de um mês: 15%

Probabilidade de gravidez em 1 ano: 80%

  • Entre 36 e 40 anos:

Chances de engravidar por mês: 9%

Probabilidade de gravidez após 1 ano de tentativas: 50%

  • Entre 41 e 42 anos:

Chances de engravidar dentro de um mês: 4%

Probabilidade de gravidez após um período de 12 meses: 20%

  • Entre 43 e 45 anos

Chances de engravidar a cada mês 0,2%

Probabilidade de gravidez dentro de 1 ano de tentativas: 1%

Cada caso específico requer uma avaliação individualizada e somente um profissional especializado é capaz de indicar o tratamento de reprodução humana assistida adequado de acordo com as características das pacientes.

Procure se informar com seu médico de confiança.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Você pode se interessar:

ovario policistico

Ovários Policísticos (SOMP)

Os ovários policísticos afeta 13% das mulheres em idade reprodutiva SOMP – causa comum de infertilidade Ovários policísticos – SOMP – doença endócrino-metabólica cujas características