Casos de Beta hCG falso positivo

Casos de Beta hCG falso positivo

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

Casos de falso positivo são muito raros com as novas técnicas de detecção do Beta hCG. Citaremos algumas situações onde podem levar a um resultado falso positivo.

Uma causa comum é a morte fetal, que acontece logo após a implantação do embrião no útero. Nestas situações, o Beta hCG pode ser positivo, mas como houve abortamento, não acontecerá o desenvolvimento de gestação. Abortos assim podem passar despercebidos, pois o embrião ainda é microscópico.

Mulheres que estão fazendo tratamento podem usar medicamentos à base de Beta hCG. Nestes casos, o hormônio detectado nos testes pode ser apenas resquício do medicamento. Normalmente após 14 dias de interrupção, o hormônio já terá sido eliminado, não havendo mais interferência.

Outros medicamentos não causam Beta hCG falso positivo, incluindo anticoncepcionais, pilula do dia seguinte, antidepressivos, antibióticos, clomifeno ou qualquer outro.

Em mulheres próximas da menopausa, a hipófise, uma glândula localizada no cérebro, começará a secretar pequenas quantidades de Beta hCG, o suficiente para manter os valores um pouco acima de 25 mIU/ml. 

Alguns tumores são produtores de gonadotrofina coriônica humana (BetahCG), como na doença trofoblástica gestacional, que engloba as seguintes doenças:

– Mola hidatiforme (parcial ou completa).

– Mola invasiva.

– Coriocarcinoma.

– Tumor trofoblástico de sítio placentário.

Estas patologias produzem tumores que aparecem a partir de uma anormal produção das células do trofoblasto. A produção de hormônio desses tumores trofoblásticos pode ser enorme, sendo frequentemente acima de 100.000 e, em alguns casos, ultrapassa os 500.000 mIU/ml.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter