Carboidratos fornecem energia

Carboidratos fornecem energia

Toda criatura viva necessita de uma fonte de energia. Os carboidratos são fonte de energia primária para adultos e a única fonte importante para o (s) bebê (s) dentro do útero, que pode ser utilizada para o desenvolvimento do sistema nervoso central.
Eles são encontrados em duas formas: os carboidratos simples, presentes em frutas, mel, leite e açúcar refinado, e os carboidratos complexos, que incluem batatas, milho, trigo e arroz integral (fontes de fibras)
A ingestão adequada de carboidratos ajuda a prevenir dois problemas comuns na gestação. O primeiro é a constipação. As fibras, uma forma não digerível de carboidrato complexo, absorvem água no sistema digestivo e colaboram para a função intestinal adequada. Alimentos ricos em fibra incluem pães e cereais feitos a partir do farelo de grãos integrais, frutas e vegetais crus.
O segundo problema, que aflige mais frequentemente as mães de múltiplos, é a hipoglicemia, ou a queda súbita no nível de açúcar sanguíneo, especialmente quando ingeridos em combinação com alimentos protéicos – por exemplo, biscoitos com queijo, cereais com leite ou melão com presunto magro.
Uma sugestão deliciosa, rápida e fácil selecionada para enriquecer seu lanche da tarde, retirada do livro “Receitas para Grávidas”:

SANDUÍCHE DE AGRIÃO, CREAM CHEESE E CENOURA

Ingredientes
Pasta de agrião: Pasta de cenoura:
► 100 g de agrião fresco, sem os cabinhos mais longos ► 2 cenouras raladas no ralo fino
► 150 g de cream cheese ►1 colher (chá) de raiz-forte preparada (comprada pronta)
► Casca ralada de 1 limão ► 150 g de cream cheese
►Sal e pimenta-do-reino a gosto

► 8 fatias de pão miga (ou de forma) preto
►4 fatias de pão miga (ou de forma) branco

Rende 6 sanduíches

Modo de Preparo
Pasta de agrião:
No processador, bata rapidamente o agrião, acrescente o cream cheese e a casca de limão e bata mais um pouco, até formar uma pasta. Tempere e adicione um pouco de suco de limão. Reserve
Pasta de cenoura:
No processador, bata o cream cheese, a cenoura e a raiz-forte até obter uma pasta. Se necessário, acrescente sal.

Espalhe a pasta de agrião em quatro fatias de pão preto. Cubra com o pão branco e espalhe sobre ele a pasta de cenoura. Por último, cubra com o pão preto. Corte os sanduíches ao meio, formando dois triângulos. Para guardá-los na geladeira, umedeça um pano de prato limpo e coloque sobre os sanduíches para que não ressequem.

Campeões de Nutrientes: 3 Nutrientes
por porção
TotalPorção
AgriãoCream CheeseCalorias1.312,50 kcal218,75kcal
Cenoura Proteínas49,85 g8,30 g
 Carboidratos167,92 g27,98 g
Micronutrientes: 13Gordura49,81 g8,30 g
CálcioTiaminaFibras7,90 g1,31 g
FósforoVitaminas B6Cálcio161,13 mg26,85 mg
MagnésioVitamina B12Ferro0,99 mg0,16 mg
NiacinaVitamina E 

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter