Técnicas para cálculo de ovulação

Cálculo de Ovulação

Cálculo de ovulação: conheça algumas técnicas para aumentar as chances de engravidar

Para a ciência, um casal é considerado infértil quando, depois de um ano de tentativas sem uso de método contraceptivo algum, não acontece a gravidez.

Vale ressaltar que esses parâmetros são válidos para casais que tenham até 35 anos. Mulheres acima dessa idade não devem esperar mais do que 6 meses para procurar ajuda profissional.

Durante esse período de tentativas, existem duas maneiras mais comuns utilizadas para calcular uma estimativa do dia em que a ovulação irá ocorrer. Medir a temperatura corporal basal ou o coito programado.

A mulher ovula, na maioria das vezes, no meio do ciclo menstrual, que se dá entre o primeiro dia de uma menstruação e o primeiro dia da próxima.

O casal que deseja engravidar precisa estar atento aos dias que antecedem uma ovulação. É muito importante que ocorram relações sexuais 6 dias antes da liberação do óvulo pelos ovários, com foco especial nos 3 dias finais dessa série.

Como saber quando irei ovular?

Para estimar o período da ovulação medindo a temperatura do corpo, é essencial que a mulher tenha períodos menstruais regulares e bem definidos.

A medição da temperatura corporal basal deve ser diária e feita em repouso. O mais indicado é que a temperatura seja medida ao acordar, antes mesmo de sair da cama.

A diminuição da temperatura do corpo é sinal de que a ovulação está próxima. Já o aumento de 0,5 ºC ou mais, pode significar que a liberação do óvulo acabou de ocorrer.

Entretanto, apesar de simples, esse método não é muito preciso.

Por sua vez, o coito programado é uma técnica também de baixa complexidade, todavia mais confiável.

Nesse método de cálculo de ovulação, o ciclo menstrual da mulher é acompanhado com auxílio de ultrassonografias transvaginais realizadas em intervalos de 2 a 3 dias.

Dessa forma, é possível ao casal saber qual é o melhor momento para ter relações sexuais em que as condições sejam as mais próximas das ideais para que o espermatozoide encontre o óvulo.

O coito programado pode ser realizado com o acompanhamento do ciclo menstrual natural da mulher ou pode incluir o uso de medicamentos para indução ou sincronização da liberação do óvulo.

Tais medicamentos são administrados via oral ou através de injeções. As dosagens apropriadas são definidas pelo médico e dependem de critérios particulares como a idade da paciente, seu peso e altura, entre outros.

O tratamento tem início no segundo ou terceiro dia do ciclo menstrual e dura em média 15 dias, até a data ideal para acontecer a relação sexual. 15 dias depois um teste de gravidez é realizado para saber se o tratamento teve êxito. Caso o resultado seja negativo é possível iniciar outro tratamento no próximo ciclo menstrual.

Em caso de qualquer dúvida sobre a ovulação e o período fértil, entre em contato com seu médico de confiança.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter