Calculadora da Gestação

Calculadora da Gestação

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

Popularmente, é comum se dizer que a gestação tenha duração de 9 meses, mas como a medicina acompanha o tempo por semanas, vira uma confusão nos pré-natais, pois se formos falar em meses teremos que dizer 9 meses e meio.

A gestação humana tem duração de 266 dias a contar da data da fecundação, mas, como muitas vezes não é possível saber o dia exato da concepção, considera-se que a gravidez dure 280 dias, com variação de alguns dias para mais ou para menos. Na prática, o período de gestação dura o equivalente a 40 semanas do ato sexual ao nascimento.
O método mais assertivo de contagem da idade gestacional, utilizado pelos obstetras, começa mesmo antes de ter acontecido a concepção (fecundação). Dessa forma, a semana 1 começa com o primeiro dia da última menstruação.

Só no final da 2ª semana é que acontece de fato a concepção. Os espermatozóides encontram-se com o óvulo na trompa e o milagre da vida começa. Este processo leva cerca de 24h, mas um espermatozóide pode sobreviver mais de 48 horas no canal genital feminino e, dessa forma, ele tem tempo suficiente para transitar pelos órgãos genitais internos da mulher, movendo-se através do canal vaginal, cérvix, útero e trompas de falópio.

Depois de concebido, o bebê passará por diversas transformações até chegar o momento do seu nascimento. Mas sobre essas transformações vamos falar em outro momento. Até lá!

Faça seu cálculo clicando aqui!

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter