Menu

As Emoções e a Infertilidade

Quantas vezes dissemos: “Eu não entendo as mulheres!”
Quantas vezes dissemos para nós mesmos ou para outros amigos que não entendemos porque nossas esposas se sentem tão afetadas pela infertilidade?
“Por que ela está tão preocupada?”
“O que há de errado com ela?”
“Por que ela ainda não superou isso?”
“Por que ela está agindo dessa forma?”
“Por que ela chora tanto?”

Isso não representa uma insensibilidade, nem a falta de expressar as emoções. Os homens têm emoções diferentes diante da infertilidade. As emoções que circundam a infertilidade são associadas à perda. Dessa forma, para os homens, que vêem seu papel social principal na vida como um trabalhador que está sempre fora de casa, ou seja, aquele que é responsável pelo sustento da família, a perda relacionada à infertilidade é a perda de um papel secundário, ou seja, o de ser pai. Por outro lado, para as mulheres isso representa a perda de um papel primário, aquele de ser mãe. É como se houvesse a perda de uma gravidez.

Os homens logo consideram a adoção ou viver sem filhos, assim que desistem da intenção de conseguir um filho que fosse parecido com eles. As mulheres também acabam aceitando a mesma situação, mas, em primeiro lugar elas têm que desistir de ficarem grávidas. E isso é doloroso.

Para que os homens pudessem entender, verdadeiramente, os sentimentos femininos frente à infertilidade, seria preciso passar por uma situação semelhante, onde o seu papel social principal fosse perdido. Imagine uma situação em que não fôssemos mais capazes de trabalhar, ou ficássemos inválidos para pensar em produzir ou ganhar o sustento da família. Imagine o que a família e os amigos pensariam de nós, homens. Como nos sentiríamos? Em minha opinião, essa seria uma forma do homem entender os sentimentos da mulher com relação à incapacidade de ter filhos.

O diálogo entre o casal é sempre muito importante para superar todos os obstáculos e quando se trata de uma gravidez que não acontece facilmente, mais ainda. Portanto, o casal deve conversar muito e compartilhar seus sentimentos, sonhos, medos e angústias.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Faça sua Avaliação Gratuita

Nosso projeto consiste em fazer o primeiro atendimento sem nenhum custo em nossa clínica, onde você faz o agendamento, aguarda o contato de nossa equipe e vem preparada com todos os exames que já realizou para que o médico faça a avaliação do seu caso e escolha o melhor caminho a seguir.
Ovodoação. Como funciona?

Ovodoação. Como funciona?

Dr. Flávio Garcia de Oliveira No Brasil, esse procedimento não possui fins comerciais ou lucrativos, a doadora é anônima, a aparência da doadora e da

Leia Mais »