Anemia: Vilã para a Mamãe e o Bebê

Anemia: Vilã para a Mamãe e o Bebê

A principal causa da anemia é a carência de ferro e pode atingir até 50% das grávidas brasileiras. O Ministério da Saúde recomenda que gestantes a partir da 20ª semana, e mulheres até o terceiro mês pós-parto, ingiram diariamente pelo menos 60mg de ferro para prevenir a anemia.

A ingestão de alimentos como: gema de ovo, feijão, folhas verde-escuras, castanha do Pará, castanha de caju, carne vermelha, legumes, entre outros alimentos ricos em ferro é a melhor maneira de combater a doença.

No mais recente livro do Dr. Flávio Garcia de Oliveira, Receitas para Grávidas, estão presentes diversas receitas com os nutrientes importantes durante toda a gestação. A receita abaixo é rica em ferro e excelente para prevenir a anemia.

O ferro é um nutriente muito importante durante a gravidez, pois é necessário para manter várias funções vitais, como crescimento, reprodução e imunidade. É utilizado para a formação do sangue e o transporte do oxigênio. Durante a gestação, a falta de ferro pode causar aumento das taxas de parto prematuro e da mortalidade materna, maior risco de feto com baixo peso, aumento da depressão pós-parto e diminuição do desenvolvimento físico e motor na infância.

Para prevenir esta e outras doenças, mantenha uma alimentação e hábitos de vida saudáveis e tenha sempre o acompanhamento do seu médico. Assim você estará preservando sua saúde e garantindo o melhor para o seu bebê!

SANDUÍCHE CROQUE MONSIEUR RÁPIDO COM PURÊ DE MAÇÃ
Rende 2 porções

Ingredientes
– 2 maçãs verdes, sem casca, picadas
– Suco de ½ limão
– 1 colher (chá) de açúcar
– 1 pitada de sal
– 2 claras de ovos
– 2 fatias de presunto magro cozido
– ¼ de xícara de leite desnatado
– 2 fatias de queijo tipo Reino
– 1 colher (chá) de manteiga
– 4 fatias de pão integral com passas ou outro pão integral de sua preferência

Modo de preparo

Em uma panela pequena, misture a maçã com o suco de limão, o açúcar e o sal. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até a maçã desmanchar e virar um purê. Se necessário, acrescente um pouco de água (1/4 de xícara) para ajudar no cozimento. Reserve. Em uma tigela pequena, bata as claras com o leite. Prepare dois sanduíches com o pão, o presunto e o queijo e passe-os pela mistura de ovos, virando-os para que fiquem completamente embebidos. Em uma frigideira pequena, derreta a manteiga. Coloque os sanduíches e frite até o queijo derreter e dourar o pão. Vire os sanduíches e cozinhe durante 5 a 7 minutos do outro lado, ou até dourar. Sirva os sanduíches com o purê de maçãs.

A Origem dos Nomes:

Serena
Origem: Latim
Significado: Calma, tranquila

Heitor
Origem: Grego
Significado: Possuidor, guardador

Valéria
Origem: Latim
Significado: Cheia de saúde

Renato
Origem: Latim
Significado: Renascido

Natália
Origem: Latim
Significado: Nascimento

Carlos
Origem: Teutônico
Significado: Fazendeiro

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter