Amamentando e trocando fraldas

Amamentando e trocando fraldas

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

Há uma grande diferença entre o que entra pela boca de seu bebê e o que sai na sua fralda. Um bebê que está sendo bem nutrido utiliza no mínimo seis fraldas em 24 horas, às vezes doze ou catorze. A primeira dificuldade é saber se a fralda está ou não molhada. Enquanto esse fato é óbvio para as usuárias de fraldas de pano, os novos dispositivos high-tech podem ser enganosos. Muitos pais e mães enfiam o dedo dentro da fralda para checar a umidade. Apesar de essa ser uma possível técnica, se o pequeno bebê tiver feito um serviço intestinal na fralda não vai ser muito agradável verificar esse tipo de umidade; portanto uma técnica menos invasiva pode ser preferível.
Apesar de as fraldas descartáveis serem projetadas para drenar a umidade da região do bumbum do bebê, a urina escoa para o revestimento externo em vez de permanecer no centro da fralda. Pegue uma fralda nova do pacote. Ela deve ter um som rude de estalidos quando esfregada entre os dedos. Agora pegue uma usada (só molhada). Coloque um pouco de água se ela não estiver nitidamente molhada. Quando você esfrega-la entre os dedos ela vai produzir um som mais gelatinoso e fino.

Medindo o grau de nutrição pela urina do seu bebê

Atentar para o número de fraldas úmidas e para a cor do xixi do bebê é a melhor maneira de determinar se ele está sendo alimentado de acordo. A preocupação quanto à ingestão adequada é maior para as mamães que amamentam, pois não há como medir quanto foi ingrido a partir da mamada. Para uma recém-mamãe é um peso muito grande ser a única responsável pela nutrição do bebê. Isso a faz questionar se a ingestão está sendo suficiente. Essa incerteza é o fator mais importante que leva as mamães a parar de amamentar.
Uma criança bem hidratada produz uma urina clara ou amarelo-pálida. Urina escura que colore a fralda, e/ou pontos alaranjados na fralda, que indicam cristais de ácido úrico, são sinais de desidratação. Se o pequeno bebê estiver bem hidratado ele vai produzir entre seis e oito fraldas molhadas com urina clara ou amarelo-pálida e um pouco de fezes num período de 24 horas.

Você encontra essas e outras informações no livro: “E DEPOIS DO PARTO – Cuidados com o Corpo a Mente e a Vida Sexual”

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter