Amamentação: modificações nos mamilos durante a gestação e a lactação

Amamentação: modificações nos mamilos durante a gestação e a lactação

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

O mamilo foi desenhado para amamentar. Ele começa a se modificar para exercer essa função durante a gestação, mudando de tamanho, espessura, forma e cor.

A maioria dessas novas características vai desaparecer uma vez que a mulher pare de amamentar. A área em volta dos mamilos, chamada de aréola, fica por mais tempo mais escura, assim como os próprios mamilos.

Os mamilos irão apresentar essas modificações mesmo se não houver amamentação? A resposta é sim, porém de forma menos importante.

A mulher pode ter vergonha e se mostrar preocupada em relação a essas modificações. Ela poderá achar, por exemplo, que essas características a tornam menos atraente. Deve-se informar à recém-mamãe que após o período da amamentação tudo voltará ao normal.

Aliviando as fissuras nos mamilos

Mamilos rachados ou sangrando são muito dolorosos e podem interromper o processo de amamentação. Eles ocorrem comumente quando o bebê suga por longos períodos de tempo – usando a mama para satisfazer à necessidade de sucção além da conta. A umidade, primeiro vinda da boca do bebê e depois de um sutiã mal ventilado, é o que provoca as fissuras dos mamilos e também os faz sangrar.

Se seus mamilos estão ficando rachados, tente limitar o tempo de mamada a 10 ou 15 minutos por peito. Deixe-os ventilar em ambiente seco após a mamada. As recém- mamães sentem-se frequentemente culpadas quando limitam o tempo de mamada de seus bebês, mas, se não o fizerem, a sensibilidade do mamilo acabará transformando-se em rachadura.

Enquanto os mamilos estiverem cicatrizando, fale com seu médico ou obstetriz sobre o uso de cremes indicados para mamães que amamentam; eles são vendidos sem receita médica. Após a mamada, aplique o creme e limpe-o antes da próxima. Cremes à base de lanolina e ácido pantotênico são os mais indicados nesse caso. Uma vez que a amamentação tenha se estabelecido, os mamilos irão enrijecer e a rachadura aparecerá com menos frequência.

Ingurgitamento das mamas

Para ajudar a recém-mamãe a evitar dor por causa de atraso na mamada, deve-se possibilitar que a amamentação ocorra em horários regulares. Isso pode requerer muita ajuda em seus compromissos sociais e obrigações, além de uma boa qualidade de sono.

Para tentar evitar dor nas mamas devido a ingurgitamento, quando a futura mamãe reduz o número de vezes em que amamenta, deve-se usar uma bomba de sucção mamária para retirar o excesso de leite e, assim, o desconforto pode ser aliviado. Também podem ser utilizadas compressas geladas para reduzir esse tipo de queixa.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter